Hoje o Brasil vive uma realidade bastante difícil para a educação. De um lado estão pais que delegam maior parte da educação dos filhos, quando não raro integralmente à escola e de outro crianças que crescem sem saber o que é autoridade, vindo a ter esse primeiro, que acaba sendo quase um choque, na sala de aula. É preciso entender a diferença. A obrigação da escola é escolarizar, fazer um trabalho de cunho pedagógico e, sim, contribuir na educação dos jovens. Educar os filhos, no entanto, é obrigação da família.
Segundo o Secretário Municipal de Educação de Itajubá, Robson Vaz, o maior desafio para a educação no Brasil é ter a criança na escola preparada para aprender. Hoje muitas crianças chegam nas escolas despreparadas, seja emocionalmente ou psicologicamente, para a aprendizagem. Elas não tem princípios de valores, não compreendem a autoridade e não sabem lidar com frustação e isso quem ensina é a família. A escola vai ajudar no processo de formação da criança, mas ela não pode fazer isso sozinha, não quando se tem um tempo curto de convivência em uma classe com diversos alunos.
A realidade é que os pais também estão despreparados para educar seus filhos, eles não sabem usar o diálogo e as leis acabam se virando contra essa educação. O resultado são crianças sem limites nas salas de aula que reproduzem o que veem em caso, já que seus maiores exemplos são esses mesmos pais que não conseguem dizer ‘não’ ou que quando o fazem são violentos e agressivos. A criança vai absorver tudo de bom e de ruim que ela tiver como exemplo e levará essa experiência para a escola.
Para resolver esse problema a Secretaria Municipal de Educação assinou um contrato com o Instituto Augusto Cury para desenvolvimento do Projeto Escola da Inteligência em Itajubá. O projeto tem por objetivo ajudar os pais na educação dos seus filhos, implementando nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis.
O projeto está em fase final de contratação e já começou o curso de capacitação dos professores, sendo que a previsão é de início dentro de um a dois meses.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM / EPC