A Universidade Federal de Itajubá recebeu esta semana um evento de apresentação do Projeto Forte, um grande projeto estadual que conta com cerca de 425 milhões de reais de investimento. O projeto já está em sua terceira edição e desta vez o município de Itajubá será contemplado com a construção de um Laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Presente no evento, o vice-presidente da FIEMG, Ricardo Vinhas, fala sobre as contribuições do projeto para o desenvolvimento do estado e as parcerias viabilizadas para a concretização desta terceira edição.
O Projeto Forte é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e atualmente faz parte do tema: Mercado e Produto do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR. O objetivo é aproximar grandes empresas com projetos de investimentos com empresas mineiras fornecedoras de produtos e/ou serviços.
OISI-CEDIIEEocupará uma área total de 217,5 mil metros quadrados e 70 mil metros de área útil, e será pioneiro na América Latina na realização de testes de curto circuito com gerador. A estrutura contará inicialmente com quatro laboratórios para atender a demanda da indústria nas áreas de Alta Tensão, Alta Potência, Elevação de Temperatura e Ensaios Mecânicos.
A previsão para a inauguração do laboratório em Itajubá, de acordo com o vice-presidente, é março de 2020.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM / Instituto Senai