O Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Municipal a AEDI – Associação Educacional Disciplinar de Itajubá, desenvolvido pelos vereadores Tenente Melo e Rafael Rodrigues, foi sancionado em dezembro de 2021 e se tornou a Lei Nº 3.459.
A AEDI é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, e tem por objetivo a prestação de apoio educacional e orientações à sociedade de Itajubá, para alunos do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, apoiado nos princípios da educação militar, que são pautados nos valores morais e éticos.
Dentre as atividades oferecidas pela Associação, pode-se citar as atividades esportivas, cursos profissionalizantes, oficinas de música, coral, informática, inglês, artes e artesanato, fanfarra, viagens técnicas aos batalhões de todo o Brasil, judô, karatê, primeiros socorros, noções de trânsito e antidrogas, além das aulas de reforço escolar, como: português, matemática, história, geografia, química, física e redação.
“A Associação Educacional Disciplinar de Itajubá desenvolve um trabalho incrível que leva o ensino de valores muito desejados no meio profissional e no meio militar, como disciplina, preparo físico e emocional, conhecimentos de direitos e deveres e muito mais a jovens de nossa cidade que desejam ingressar na carreira militar. O amadurecimento que esses jovens adquirem é um grande diferencial no mercado de trabalho, bem como na vida pessoal. Conceder à AEDI o título de utilidade pública permitirá que ela possa celebrar convênios com o poder público e receber emendas e recursos que ajudarão a ampliar esse trabalho e atender ainda mais jovens”, afirma o vereador Tenente Melo.
O vereador Rafael Rodrigues, por sua vez, acrescenta sua visão sobre a importância do projeto: “A proposta de formação, nas atividades desportivas e no ensino, com carinho, determinação e disciplina, é pautada nos valores éticos e morais, restaurando, assim, uma educação de qualidade aos adolescente que lá frequentam. Vejo que, com esse labor, a Associação auxilia diretamente na mudança, para melhor, da comunidade itajubense. A AEDI agora, com a Utilidade Pública Municipal, recebe o reconhecimento do poder público e, com essa documentação, pode se inscrever em editais e estarão aptas a receber recursos públicos. Esse PL é um primeiro passo para tantos outros reconhecimentos e benefícios que ainda virão, a educação e nossa juventude são quem ganham com tudo isso! Aos alunos e professores da AEDI, estejam sempre certo da minha amizade e apoio”.