A Polícia Militar, buscando sempre uma relação e parceria com a comunidade, tem elaborado uma série de projetos com o objetivo de se aproximar da população. O Chefe de Emprego Operacional do 56º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Diego Valote, explica que no seu departamento existe o que o batalhão chama de Núcleo de Prevenção Ativa, onde estão todos os projetos sociais da unidade, institucionais ou de iniciativa dos policiais. Esse trabalho começou em 2011 com o PROERD e hoje já são mais de 55 mil alunos formados no programa, crianças que hoje não tem envolvimento com crime ou drogas.
Com a comunidade próxima à Polícia Militar as denúncias são feitas com mais frequência e isso auxilia em muito no trabalho preventivo do 56º BPM. Os resultados são evidentes, a cada ano que passa há uma redução na criminalidade, principalmente nos índices de crimes violentos, passando pela apreensão de drogas e prisões por tráfico. A cada dois dias, aproximadamente, há uma grande apreensão de drogas em Itajubá, comenta o Tenente Valote.
O principal foco dos projetos da Polícia Militar são os jovens, crianças e adolescentes, pois eles possuem um potencial de absorção de conhecimento maior e no futuro a chance de se envolverem com o crime ou drogas após esse aprendizado é muito pequena. O investimento é feito principalmente nas escolas e uma das estratégias utilizadas e trazer o público escolar para dentro do quartel, mostrando a rotina dos policiais para as crianças e adolescentes.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM