A economia no Brasil começa a declinar e os seus efeitos aos poucos começam a ser sentidos pelos brasileiros. Para o Consultor e Diretor do Dinheirama, Conrado Navarro, o importante nesse momento é lembrar que isso não é uma novidade na história do país, onde ciclos de baixo crescimento acontecem já há algum tempo. Os desafios econômicos são realmente grandes e às pessoas cabe fazer a sua parte e controlar seu orçamento, respeitando suas prioridades.
Como o juros vem subindo é preciso evitar uma situação em que se precisará de dinheiro emprestado. Uma das coisa que não se deve fazer em 2015 é pensar em abandonar o emprego ou se aventurar em um empreendedorismo mal planejado. A realidade é de manutenção de renda. As pessoas tem menos poder de compra o que afeta a área de serviços que deverá reduzir o quadro de funcionários. O mesmo acontece em outros setores, portanto é um momento para valorizar o emprego.
Todo o cenário que está sendo apresentado é natural em tempos de recessão e agora, mais que em qualquer outro momento, é importante criar outras fontes de renda. Um exemplo é aproveitar a proximidade da Páscoa para vender ovos de chocolate caseiros, dar aulas particulares em disciplinas que tenha facilidade ou mesmo artesanato. Essa é a hora de encontrar talentos potenciais e buscar maneiras de transformá-los em fontes de renda extra.
O poder de compra já diminuiu, basta uma volta no supermercado para perceber a infração. Hoje já se fala em um IPCA de 8% ao longo de 12 meses, quando a meta é de 4,5% a.a.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM