Por Vivian Costa, Mais Viva
A infertilidade é definida como a incapacidade de casais, sexualmente ativos e sem contracepção, atingirem gestação espontânea em um ano.
Quando falo em casais é porque mulheres e homens em idade fértil contribuam meio a meio para esse evento.
Infertilidade em Homens
O homem tem a produção de espermatozoide por toda a vida. Normalmente a produção de um espermatozoide viável leva um período de 72 horas.
Mas hoje com muitos fatores externos envolvidos a quantidade de espermatozoide produzido e liberado em uma ejaculação não é a mesma observada em décadas passadas.
Além da quantidade, muitas vezes eles não são “ativos” o suficiente para que consigam chegar ao óvulo e consigam ainda entrar dentro dele. Isso é chamado de baixa mobilidade espermática (motilidade).
Por isso, também é importante que homem faça suplementação com algumas vitaminas, minerais e antioxidantes, pelo menos 3 meses antes das tentativas. O objetivo é melhorar a quantidade de espermatozoides viáveis, para que consiga ocorrer a fecundação.
Infertilidade em Mulheres
A mulher tem um fator que pesa muito que é a idade fértil, o chamado “relógio biológico”. A mulher já nasce com uma reserva ovariana determinada. Então é preciso cuidar ao longo da vida da saúde para preservar esses óvulos.
Pílula anticoncepcional, DIU Mirena, Implantes Hormonais e Anel Vaginal e a infertilidade em mulheres
Todos esses métodos contraceptivos contém hormônios, com o objetivo de manter o ciclo menstrual feminino estabilizado para que as mulheres não ovulem e consequentemente não engravidem.
O problema é que o nosso corpo entende que não é necessário produzir hormônios devido a carga de hormônios fornecida artificialmente por esses medicamentos. Podemos chamar isso de retroalimentação negativa – o inverso de retroalimentação positiva, que observamos na liberação hormonal normal.
Explicando bem simplificadamente esses medicamentos fazem com que o corpo das mulheres se acostume a não produzir hormônios e a consequência é que elas se tornem menopausadas, ou seja, é como se eles não ovulassem mais.
E o que isso quer dizer para as tentantes 1: a virada da “chavinha”, no momento que a mulher (ou casal) decide parar de tomar os anticoncepcionais e conceber um filho não é tão fácil assim.
Por outro lado, um estudo publicado na Obstetrics and Gynecology relatou que mulheres que usaram pílulas anticoncepcionais combinadas (estrogênio e progestina) por cinco ou mais anos tiveram uma probabilidade significativamente maior de apresentar revestimento endometrial mais fino.
E o que isso quer dizer para as tentantes 2: isso quer dizer que o embrião não consegue se implantar no útero para iniciar a gravidez. Pois é no endométrio que reveste o útero que é o local onde o embrião se implanta durante a gravidez.
Infertilidade no Casal: adiamento da decisão, necessidade de cuidar ainda mais da saúde!
Novos tempos nos forçaram a adiar certas decisões. Ficamos mais anos estudando, isso impacta no tempo de se obter e se estabilizar em um trabalho, consequentemente os casais acabam demorando mais para morarem juntos e decidirem terem um filho.
Como o tempo não para, à medida que envelhecemos deixamos de produzir alguns hormônios. Se não cuidamos da nossa saúde damos oportunidade para doenças surgirem como: obesidade, diabetes, depressão entre outras – e a consequência é estar menos fértil, tanto para homens, quanto para mulheres.
As soluções para engravidar naturalmente
Como estratégias para longevidade e para ficar “grávidos” é importante tanto para o homem, como mulher que pratiquem regularmente exercícios físicos, tomem sol para fixar vitamina D, busquem uma alimentação mais natural, evitando doces, frituras e farinhas refinadas.
Lembre-se ainda que conceber filhos mais velhos nos “forçam” a estar mais velhos ainda na ativa, com saúde e disposição para produzir e cuidar dos pimpolhos, mais um motivo para utilizar estratégias para viver mais e melhor!
Antes de pensar em suplementar, é preciso que casal que está tentando e quer ter filho saudável faça uma “Detoxificação” do corpo, já que vermes e parasitas podem estar competindo contigo na absorção de nutrientes que vão ser importantes para a concepção e desenvolvimento do seu filho.
A suplementação para tentantes é muito importante, já que nossos alimentos não possuem nutrientes como no passado. Os grandes aliados neste processo são Vitamina D, Vitaminas do complexo B, zinco, selênio, fitohormônios masculino e fitohormônios femininos, a Ashwagandha (KSM-66), utilizada milenarmente na saúde sexual para homens e mulheres. Todas essas opções podem funcionar como estímulo para seu organismo obter o equilíbrio e permitir alcançar a concepção.
Tenha em mente que é importante fazer uma suplementação inteligente, por exemplo, muito se diz sobre a importância do ácido fólico para mulheres. No entanto, devido a mutação gênica, muitas mulheres não conseguem absorver ácido fólico de maneira ideal. Caso não tenha feito genético para isso, a solução utilizar o Metilfolato, ao invés do Ácido Fólico. Explico com detalhes a suplementação do Ácido Fólico x Metilfolato no meu Instagram @viviansempreviva.
Utilizar a comida para balancear corretamente seus hormônios é um dos fatores de sucesso. Não subestime a importância de gorduras boas, como abacate, óleo de coco e sobretudo o Ômega 3 – com certificação livre de metais pesados.
Para o homem caso a dificuldade esteja na disfunção erétil é importante analisar corretamente o motivo. Há alternativas seguras que podem ajudar o homem a superar este problema, como o Alprostadil em creme Pentravan® e mesmo os fitohormônios que já abordamos.
Faça uma análise de como anda seus nervos. O correto gerenciamento do estresse ajuda na saúde de seu corpo como um todo! Estar estressado, dentre outras coisas, faz liberar cortisol
Dormir melhor é encarrado por muitos especialistas como o início de qualquer tratamento médico. Ter uma correta higiene do sono, com hábitos como não ter acesso a telas (TV, computadores, celular) 2 horas antes de dormir, ter um quarto sem ruídos e escuro e não levar problemas para cama são as principais dicas e que pouco a gente leva em consideração.
É possível melhorar a qualidade do seu sono e obter um sono verdadeiramente revigorante utilizando formulações naturais como o Pró-Sleep® e a Pinetonina®.
Conclusão: casais tentantes
Como vimos, casais que estão tentando a mais 12 meses ter uma gravidez e não conseguem, precisam de ajuda.
É fundamental uma análise do casal de seus hábitos e comportamentos e como está seu comprometimento com sua saúde.
Caso precise de uma orientação individualizada, por favor, entre em contato comigo – no Fale com a Farmacêutica Sempre Viva!
Ou me visite pessoalmente na Farmácia Sempre Viva:
Av. Cesário Alvim, 460 – Centro – Itajubá-MG.
(35) 3622-5658
Até a próxima, tchau!