O reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Renato Nunes, foi designado presidente da recém criada Comissão Temática Permanente de Empreendedorismo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), que tem como um dos objetivos principais contribuir para a implantação da cultura empreendedora nos processos de formação (graduação e pós-graduação), além de fomentar a discussão sobre a adoção de novos processos pedagógicos nas universidades federais. A Associação possui agora nove Comissões Temáticas Permanentes (Empreendedorismo, Orçamento, Autonomia, Desenvolvimento Acadêmico, Ciência e Tecnologia, Educação a Distância, Hospitais Universitários, Políticas de Recursos Humanos e Relações Internacionais).
Renato Nunes, também eleito, no final de 2009, diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, enfatizou que a universidade, através da implantação da cultura empreendedora, deve proporcionar aos seus alunos uma formação não só de conteúdo mas também de habilidades, onde eles, ao ganharem o mercado de trabalho, estarão aptos a identificar oportunidades, fazer novas propostas e apresentar soluções, tanto como empregados como nas suas próprias empresas.
O reitor da UNIFEI foi mais além afirmando que o empreendedorismo deve ser utilizado na geração e aplicação do conhecimento, “sempre voltado para o bem estar social”. Citou como exemplo a criação de novas empresas. Dentro da responsabilidade social, segundo o professor, o empreendedorismo vem valorizar a participação da universidade no desenvolvimento econômico e sócio-cultural local e regional. Por fim, revelou que a nova Comissão “vai tratar a questão do empreendedorismo de modo sistemático e sistêmico no âmbito das IFES, visando contribuir também para a expansão e consolidação das políticas públicas na área”. A Comissão de Empreendedorismo da ANDIFES deverá definir, no prazo de 30 dias, o restante dos seus membros e iniciará as suas atividades com um diagnóstico sobre o tema junto às instituições federais de ensino superior.
Fonte: Unifei