Numa manhã, enquanto tomavam café, a bisavó falou para o marido:
– Meu bem, acho que hoje vai chover.
– Você está certa, meu amor – respondeu ele.
Passados alguns minutos, ela falou novamente:
– Pensei melhor e já sinto que não choverá hoje.
– Você tem razão, minha querida – disse ele prontamente.
Estranhando as respostas do bisavô, o menino cochichou no seu ouvido:
– Vô, você deu a mesma resposta para perguntas diferentes! Acho que a vovó não entendeu nada!
– É isso mesmo, Zezinho. Sabe que você tem razão?
A bisavó havia entendido sim, porque conhecia o marido que tinha. Ele não discutia e nem criava polêmicas por pouca coisa, apenas aceitava a opinião das pessoas para conviver em paz com todos. Por isso vivia tão bem em família há anos, sem nunca ter brigado com ninguém!
Não dá vontade de ter esse espírito harmonioso sempre? Quem vive procurando confusão e aumentando o número de inimigos, será que tem consciência que Deus reprova seus atos? Jesus nos deu uma missão de pregar a união e a paz, então, que tipo de filhos maldosos e desobedientes nos tornamos?
Eu já disse por algumas vezes que só se afasta do Pai quem nunca viveu uma verdadeira experiência no Seu amor. E também foge da reflexão na Sua Palavra porque teme ser tocado no coração e precisar mudar de vida. Quem age assim, um dia, com certeza, irá se arrepender.
Um dia, enquanto tomava café, assisti uma entrevista do Ney Matogrosso. Ele disse que não tem religião e nunca precisou dela, mas comentou que já falou muito de sexo em suas músicas e agora irá passar mensagens espirituais. Acredito que essas mensagens serão meio vazias no conteúdo e irão agradar principalmente quem está afastado de Deus.
Jamais condenarei quem prega o amor, mas, além disso, o cantor não poderia atender outros desejos de Cristo? Às vezes, falta coragem para anunciar o Evangelho e fica cômodo enfocar apenas superficialmente alguma mensagem. Se Jesus não fosse até as últimas consequências – por amor a cada um de nós -, haveria ressurreição dos mortos? Seria pavoroso pensar em permanecer enterrado para sempre!
Há terapeutas ensinando a hipótese de que dentro de nós existem dois cachorros brigando – um bom e outro ruim. A cada dia, vence a briga aquele que alimentamos melhor. Quem se enfurece com o irmão, em nada ajuda à sua saúde física e mental. Além disso, a mancha do pecado cresce no coração e a alma vai se perdendo.
Portanto, todos ganham no relacionamento amoroso aprovado por Deus. E como paciência e bom senso estão em falta nos dias de hoje, é preciso que conheçamos muito bem os Mandamentos e façamos orações espontâneas para fugir das tentações. Ah, valorizar o irmão também é fundamental em qualquer relação, como mostra este texto:
“O homem é a mais elevada das criaturas e a mulher é o mais sublime dos ideais. O homem é o cérebro; a mulher é o coração – o cérebro fabrica a luz; o coração, o amor. A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão; a mulher, invencível pelas lágrimas – a razão convence, as lágrimas comovem. O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios – o heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código, a mulher é um evangelho – o código corrige, o evangelho aperfeiçoa. O homem é um templo; a mulher é o sacrário – ante o templo nos descobrimos, ante o sacrário nos ajoelhamos. O homem pensa; a mulher sonha – pensar é ter no crânio uma larva, sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago – o oceano tem a pérola que adorna; o lago, a poesia que deslumbra. O homem é a águia que voa; a mulher é o rouxinol que canta – voar é dominar o espaço, cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra; a mulher, onde começa o Céu. Nós, homens e mulheres, agradecemos a Deus por fazermos parte de seu Reino – com o maravilhoso dom de servir” – Vitor Hugo.
Pois é, que bom seria se nos amássemos incondicionalmente e praticássemos todas essas virtudes. Tudo irá melhorar se a mudança começar por você!