O General Eduardo Wolski, assessor do Ministério da Defesa, esteve em Itajubá para visitar a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INCIT) e o ecossistema de inovação local, incluindo o polo Itajubá Hardtech e a Inovai. O objetivo da visita foi avaliar as capacidades das empresas da região e explorar parcerias que atendam às necessidades tecnológicas da Defesa Nacional.
Acompanhado pelo comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Coronel Rodrigo Lanzellotte, e pelo diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovai, Maurício Bitencourt, Wolski conheceu o funcionamento do ecossistema local, com destaque para a INCIT. Durante a visita, que incluiu encontros com representantes do polo tecnológico e visitas a cerca de dez empresas incubadas, o general destacou a surpresa com a qualidade e o potencial das soluções tecnológicas desenvolvidas. “É impressionante a capacidade das empresas aqui. Vimos posturas positivas e soluções que agregam valor, com grande potencial para parcerias”, afirmou.
A iniciativa da visita surgiu a partir de contatos preliminares do Chefe de Gabinete de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, General Marcelo Guedon e do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, através do Coronel Lanzellotte, com o ecossistema local, o que motivou o Ministério da Defesa a buscar uma aproximação com as empresas de Itajubá. O general enfatizou a importância de desenvolver tecnologia nacional para alcançar soberania tecnológica, destacando que o polo de inovação da cidade já demonstra resultados concretos nesse sentido.
Wolski retorna a Brasília com a missão de articular parcerias entre o Ministério da Defesa e as empresas do polo Itajubá Hardtech, visando fortalecer a colaboração em projetos que atendam às demandas estratégicas do país. A visita reforça o papel de Itajubá como um centro de inovação tecnológica, com potencial para contribuir significativamente para a Defesa Nacional.