Olá, pessoal!
Vocês estão sabendo que está acontecendo a 9ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira? Não? Ela iniciou no dia 12/12 e terminará no domingo, dia 18/12/2022. Nesse ano, a responsável pela promoção da semana ENEF é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sabendo do assunto por meio das nossas redes sociais, a Sra. Ana Maria nos fez a seguinte pergunta:
“Caros professores do DENARIUS, vi nas redes sociais que o tema central da SEMANA ENEF é Resiliência Financeira. Aqui em casa, escutamos vocês há algum tempo e vocês nunca mencionaram esse termo. O que esse termo quer dizer?”
Dona Ana Maria, a sua pergunta é muito pertinente e importante. Apesar de nunca termos usado o termo aqui no painel de educação financeira, nós sempre tratamos de temas que geram resiliência financeira. Se analisarmos a definição do termo “resiliência”, encontraremos o seguinte:
re·si·li·ên·ci·a
(inglês resilience, do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)
substantivo feminino
A partir da definição apresentada, podemos afirmar que alguém é resiliente quando ele possui a capacidade de se recuperar após um revés ou de superar situações de crise, adversidade ou infortúnio. Assim, por analogia, pode-se afirmar que resiliência financeira é a capacidade das pessoas se recuperarem de situações financeiras inesperadas, não cedendo à pressão.
Dona Ana Maria, podemos comparar a resiliência financeira, por exemplo, com uma árvore em plena tempestade. Se, ao final da tempestade, ela estiver no chão, teremos que retirar a árvore do lugar. Assim, pode-se afirmar que ela não foi resiliente e não suportou à tempestade. Mas, se ao final da tempestade ela ainda estiver de pé, mesmo que os fortes ventos e a chuva torrencial dobrem e quebrem alguns galhos, podemos afirmar que ela foi resiliente e “sobreviveu” à tempestade.
Como dissemos, não tratamos propriamente do termo resiliência financeira no painel, mas vários temos que tratamos ao longo dos mais de 100 painéis, podem nos ajudar a ter resiliência financeira. Bem, então a senhora deve estar se perguntando: pessoal, como então chego lá e consigo ser resiliente financeiramente? Para isso, não deixe de ter em mente alguns pontos importantes que já tratamos, como:
Portanto, melhorar o seu nível de alfabetização financeira, conhecendo o tema e buscando ajuda com profissionais qualificados, é a melhor forma de aumentar a sua resiliência financeira.
Esperamos que tenham gostado do nosso painel de hoje.
Aproveitamos para desejar a todos votos de Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
Abraço e até o nosso próximo painel de educação financeira !
AUTORES: Prof. Dr. André Luiz Medeiros e Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo.