As micro e pequenas empresas foram responsáveis por criar 327 mil postos de empregos entre agosto e janeiro de 2017. O dado é do Ministério do Trabalho. Entre os motivos apresentados pela pasta para o bom desempenho estão as políticas que incentivam empresas desse porte.
Entre as medias está a Semana Nacional do Crédito. A ação vai liberar R$ 9 bilhões para possíveis empréstimos e negociações de dívidas. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, os recursos virão de instituições como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Nordeste e Banco do Amazônia.
Outra medida para fortalecer o segmento foi a revitalização do Portal do Empreendedor, aprimorando as funções da ferramenta. Reformulada, a ferramenta, que já está disponível para o acesso, permite que os usuários possam consultar o Portal por aparelhos celulares e tablets. A melhora no portal, segundo o Governo Federal, tem como objetivo melhoria do ambiente de negócios, na redução da burocracia e na agilidade dos processos de gestão das micro e pequenas empresas.
O crescimento do setor vem de alguns anos. Segundo o último levantamento da Demografia das Empresas, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, as micro e pequenas empresas foram as únicas que apresentaram um crescimento em 2015. Marques, professor da UnB e ex-economista do Banco Central, explica que a recessão forçou e incentivou uma mudança nas atividades econômicas desses trabalhadores.
“Muitos trabalhadores preferiram a informalização ou até mesmo se tornaram microempreendedores individuais. Então por isso a estatística não mostra um número que se equivale à queda das empresas nesse período.”
A importância das empresas de menor porte na economia pode ser observada pelos dados divulgados pelo Sebrae. Segundo a instituição, as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 98% dos empreendimentos brasileiros, com uma contribuição de 27% no Produto Interno Bruto (PIB). Isso torna essas empresas as maiores responsáveis por gerar empregos e renda no país.
Fonte: Agência do Rádio