A Rosácea é uma doença crônica da pele em que a pessoa vai ficando com a pele do rosto avermelhada e podem surgir lesões inflamatórias nessa região. Geralmente, essa doença surge depois dos trinta anos de idade e acomete tanto mulheres quanto homens. A Rosácea, de maneira simples, é uma dilatação exagerada dos vasos da pele e não tem uma causa bem definida.
Foi possível verificar uma influência genética e também dos fatores ambientais na doença. O sol é um grande vilão para ajudar no desenvolvimento da Rosácea. Também podem influenciar no quadro da doença alimentos picantes, alimentos mais quentes como sopas, chás e bebidas alcoólicas. O estresse está muito relacionado, além das mudanças rápidas de temperatura, calor ou frio intenso.
A Dra. Gracieli Perches, médica da Clínica Hokage e especialista em pele, explica que na doença Rosácea existe um quadro persistente de vermelhidão. É normal quando uma pessoa está envergonhada ficar vermelha e depois de um tempo isso passar. A Rosácea acontece quando essa situação é persistente durante mais de um dia, a pela não volta mais à cor natural.
A Rosácea não tem cura. É uma doença que possui tratamento com bons resultados e a pessoa consegue ficar com a pele sem vermelhidão e sem complicações se for bem acompanhada, mas é o tipo de doença que precisa ser acompanhada sempre com as devidas medicações, para que ela não evolua.
O tratamento vai depender do nível em que doença se manifestou e pode incluir medicações novas que retiram a vermelhidão rapidamente e uso de anti-inflamatórios, local e oral. Em alguns casos medicamentos para ACNE e mesmo antibióticos são utilizados, isso dependerá de cada caso.
A Rosácea ainda pode ser uma doença sazonal, aparecendo quando chega o inverno ou o verão. Mais informações e contato com a Dra. Gracieli Perches na Clínica Hokage, através do telefone (35) 3622 0405, facebook e pelo sitewww.gracielIperches.com.
Confira o artigo da Dra. Gracieli Perches sobre a Rosáceaaqui.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM