Como o tempo é limitado, procuro fazer isso tudo de acordo com a prioridade diária de cada atividade, porém, de vez em quando, dou mais importância às minhas vontades e inverto a ordem de algumas coisas. Por exemplo, quando compro uma nova série de filme em DVD, vejo tudo em curto espaço de tempo: um pouco na hora do almoço, outros trechos no final da noite e no final de semana.
Em junho, mês de Copa do Mundo da FIFA, assistirei futebol todos os dias, mesmo que seja gravado. O interesse em saber como cada seleção está jogando me motiva a conseguir encaixar uma partida a mais no meu planejamento diário de atividades, sacrificando umas horas de sono. E, assim como eu, acredito que você também tem seus hobbies e os pratica periodicamente para sair da rotina, certo?
Mas, é preciso haver equilíbrio entre o compromisso profissional, a diversão, a responsabilidade familiar e o serviço a Deus. Assim como o nosso corpo necessita de exercício e descanso, também o nosso espírito precisa se alimentar da sabedoria Divina para disponibilizar amor. E entre uma coisa e outra, o corpo e o espírito se unem para planejar o bem comum. Pelo menos, assim deveria ser.
E como nossa Mãezinha Santa nunca descuida de mim, alcanço algumas graças às pessoas que rezo. A fé que tenho no coração me dá a certeza que isso continuará acontecendo cada vez mais, porque o meu tempo anda curto e, mesmo assim, faço a minha parte na missão cristã que Deus me deu. Aliás, a missão de evangelizar é a mesma para todos os batizados. De acordo com os dons de cada um, uma nova tarefa pode ser realizada.
Eu costumo dizer que o tempo não passa; nós é que passamos pelo tempo – ele permanece o mesmo, independente de o aproveitarmos ou não. Unindo o útil ao agradável, momentos de paz e de alegria, de amor e de confraternização, uma nova luz brilhará em nossa vida.
Eis uma história:
Uma nova igreja foi construída e as pessoas vinham de todas as partes para admirá-la. Passavam horas vendo a beleza da obra, mal sabendo que lá em cima, no madeiramento do telhado, um pequeno prego assistia a tudo. Ouvia as pessoas elogiando as partes da encantadora estrutura, exceto a ele! Então, um dia, ficou irritado e, com ciúmes das partes mais elogiadas, disse:
– Se sou tão insignificante, ninguém sentirá minha falta.
Então, o prego desistiu de sua contribuição na obra, deixou de fazer pressão no madeiramento e foi deslizando até cair ao chão. Naquela noite choveu e choveu muito! Antes do amanhecer, onde faltava um prego, o telhado começou a ceder, as telhas se separaram, a água escorreu pelas paredes e murais. O gesso começou a cair, o tapete ficou sujo e a Bíblia manchada. Tudo isto porque um pequeno objeto desistiu do seu trabalho!
E o prego, onde ficou no final da história? Ao segurar o madeiramento do telhado, era obscuro, mas era útil. Agora, enterrado na lama, não só continuou obscuro como se tornou completamente inútil, e acabou desaparecendo pela ferrugem.
Alguém disse que ‘o segredo da vida não é ter tudo aquilo que se quer, mas amar tudo o que se tem’. Por isso, valorize as oportunidades que Deus lhe dá a cada dia e coloque-se humildemente no lugar onde Ele lhe chama. Quanto a estar disponível, isso é questão de coração.