Um rádio amador possui uma comunicação via rádio com outros rádios amadores locais, das cidades circunvizinhas ou mesmo contatos internacionais. No radioamadorismo existem três classes. Na Classe C o radio está ingressando no radioamadorismo, nas Classes B e A estão aqueles com maior experiência e para passar de uma fase para outra é preciso fazer uma prova, explica o Secretário da Aircra (Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Rádio Amadores), Silas Guerson.
Silas está no radioamadorismo desde 1996 e sua identificação é PY4SGN, Classe A. Em função da enchente de 2000 em Itajubá, o radioamadorismo ganhou muita força na cidade. Na época a comunicação por telefone não era possível e os rádios tomaram a responsabilidade de informar.
Qualquer cidadão pode ser radioamador. A prova é prestada em Belo Horizonte e as apostilas da ANATEL para estudo podem ser encontradas na Aircra. A Associação se localiza na Rua dos Expedicionários, 155, no Bairro Varginha. Mais informações no sitewww.aircra.com.br. O grupo realiza reuniões todas as quartas-feiras na sede, toda comunidade está convidada a participar.
A Aircra vai fazer uma parceria com o Grupo Escoteiro de Itajubá em função de uma atividade internacional via radioamadorismo. Mais sobre isso você descobre na sexta-feira (16).
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM