O Secretário de Saúde de Itajubá Nilo Baracho falou com exclusividade ao Conexão Itajubá / Panorama FM sobre a morte de uma mulher, moradora de Itajubá, ocorrida ontem no Hospital Escola da FMIt.
Segundo Baracho, todas as providências foram tomadas para se constatar com precisão a causa e os exames foram enviados ao laboratório competente em Belo Horizonte. O secretário informa que outras doenças podem apresentar sintomas semelhantes, sendo assim somente com o resultado dos exames poderá se confirmar a causa da morte.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a seguinte nota:
Circula, nas redes sociais, notícia sobre o falecimento de uma pessoa do sexo feminino, em Itajubá, em decorrência da Febre Amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da Prefeitura de Itajubá, por meio da Vigilância Epidemiológica, esclarece que paciente com residência em Itajubá, do sexo feminino, 49 anos, sem histórico de vacina contra Febre Amarela, deu entrada no Hospital Escola de Itajubá (AISI) no dia 08/04/2018, apresentando prostração, mal estar, vômito, febre e história recente de infecção no trato urinário (ITU). Após avaliação, a mesma foi internada.
Em investigação, a Epidemiologia constatou que a paciente possui histórico de viagem para a zona rural do município de Piranguçú. A paciente teve seu quadro agravado durante a internação apresentando sinais hemorrágicos e foi encaminhada para a UTI. O procedimento adotado foi PERCORRER O PROTOCOLO DE FEBRES HEMORRÁGICAS (Dengue, Febre Amarela, Febre Maculosa, Hantavirose, Hepatite A e Leptospirose). Material biológico (sangue) foi coletado e a amostra foi encaminhada para o laboratório FUNED, onde serão realizados os exames para a conclusão do caso.
O Setor de Endemias visitou a residência da paciente e as imediações para fazer o bloqueio do vetor no local. O Setor de Endemias do município de Piranguçú foi contatado para adoção das medidas recomendadas em relação ao local onde a paciente esteve (zona rural).
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a paciente faleceu no dia 11 de abril. A Secretaria informa também à população que somente após a emissão do laudo pela FUNED deverá ser confirmado ou não se o falecimento da paciente foi em decorrência da Febre Amarela.
É importante lembrar que a prevenção da Febre Amarela pode ser feita por meio da vacinação. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e leve o cartão de vacinas para verificação.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM