Belo Horizonte – A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) recebe, até 19 de julho, as inscrições para o “Prêmio de Divulgação Científica e Tecnológica Francisco de Assis Gomes”. Este ano vai contemplar estudantes de graduação e pós-graduação que contribuíram para levar a informação, a reflexão e o fascínio da ciência, de forma mais ativa, a um público não especializado, destinando R$ 10 mil reais ao primeiro colocado e R$ 5 mil ao segundo.
A inscrição, que pode ser feita pelo próprio candidato ou por seu representante legal, deve ser realizada via correios ou, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, à avenida José Cândido da Silveira, 2000, CEP 30170-000, de acordo com os critérios estabelecidos pelo regulamento. O material do Prêmio, inclusive a ficha de inscrição, está disponível em www.tecnologia.mg.gov.br e na própria secretaria.
Popularização
O prêmio tem o apoio da Fundação da Ampara à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o objetivo é estimular pesquisadores, jornalistas, instituições e estudantes a buscarem formas criativas e inovadoras de popularizar a ciência e a tecnologia em Minas Gerais, mostrando ao cidadão comum sua importância no dia a dia.
Criado em 1996, o prêmio foi instituído em homenagem ao ex-professor da UFMG, Francisco de Assis Magalhães Gomes, um dos pioneiros na pesquisa da sobre energia nuclear no Brasil. Em1953, o professor liderou a criação do instituto de Pesquisas Radioativas da Escola de Engenharia da universidade e, nos últimos anos de sua vida, dedicou-se bastante a temas ligados à história da ciência.
Fonte: Agência Minas