A cirurgia bariátrica é um método cirúrgico utilizado para controle da obesidade, sendo que o programa é iniciado com uma equipe multidisciplinar que irá acompanhar os pacientes e identificar aqueles aptos para o procedimento. O Dr. Guilherme Otávio Braga Moraes, responsável técnico pelo serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá, explica que a cirurgia hoje é realizada no hospital para convênios e particulares, atendendo a toda região.
Também conhecida como cirurgia para redução do estômago, a cirurgia bariátrica reduz o volume do estômago e cria um novo caminho para o intestino, promovendo um efeito disabsortivo dos alimentos. Após a cirurgia o paciente continua sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar para mudança dos seus hábitos e controle da obesidade e doenças associadas.
A obesidade não tem cura e o pós-operatório precisa ser rigoroso para garantia dos resultados na melhoria da qualidade de vida do paciente. É indispensável o acompanhamento do paciente junto à equipe médica e o apoio da família nesta fase, já que a própria cirurgia pode acarretar em alterações metabólicas e nutricionais que precisam ser tratadas.
O Hospital Escola vem se preparando há quase um ano para iniciar esse tipo de cirurgia, tanto no que diz respeito a materiais necessários quanto à capacitação do corpo clínico, e hoje provê um serviço de excelência à população. O objetivo agora é se tornar referência em Minas Gerais.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM