A agenda de eventos e as comemorações oficiais do centenário de fundação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foram abertas com a realização de uma sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da instituição, cuja cerimônia reuniu diversas autoridades acadêmicas e da comunidade itajubense. No dia 23 de novembro também foi comemorado no país o “Dia do Engenheiro Eletricista”, data em que no ano de 1913 fui fundado o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), atual Unifei. A data foi instituída em homenagem aos engenheiros formados em Itajubá através do decreto 12.074, de 29 de outubro de 2009.
O evento, rodeado de pompa como requer um cerimonial universitário, onde os conselheiros, o reitor Renato Nunes e o vice-reitor, Paulo Shigueme, portaram as chamadas vestes talares (de uso privativo dos professores universitários), contou com a participação do Coral da Unifei, sob a regência do maestro Amauri Vieira, além dos ex-dirigentes da universidade que contribuiram ao longo de seus mandatos para a construção da história da instituição.
Figuraram na mesa principal os ex-dirigentes Fredmarck Gonçalves Leão, Zulcy de Souza, José Abel Royo dos Santos e José Carlos Goulart de Siqueira, que deram depoimentos sobre os seus períodos no cargo de diretor-geral e reitor, bem como sobre fatos pitorescos que nortearam a história da Unifei. A mesa principal também foi composta pelo reitor Renato Nunes; vice-reitor Paulo Shigueme; vice-prefeito de Itajubá, Laudelino Augusto; presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Santi; e o diretor do Fórum da cidade, juiz Willys Vilas Boas.
O professor Marcos Bernardes, coordenador da Comissão das Atividades de Comemoração do Centenário da Unifei, abriu a série de pronunciamentos falando sobre as estratégias que irão levar a cabo a realização dos eventos ao longo de 2013. Explicou também sobre o site do centenário da universidade que se encontra disponibilizado aos usuários da internet pelo endereço www.b2ml.com.br/centenariounifei/.
O reitor Renato Nunes, durante seu pronunciamento ao final da cerimônia, agradeceu a colaboração do vice-reitor Paulo Shigueme durante seus oito anos de administração a frente da instituição e cumprimentou o reitor e o vice-reitor eleitos, Dagoberto Alves de Almeida e Paulo Waki (presentes na sessão solene), desejando-lhes sucesso na futura gestão. Lembrou ainda do “espírito empreendedor” do fundador Theodomiro Santiago. O dirigente enfatizou que a Unifei “entra no ano do seu centenário como uma universidade tecnológica e de pesquisa consolidadas”. Acentuou que a universidade se constitui num dos principais agentes promotores do desenvolvimento local e regional, está fortemente inserida no âmbito internacional, além de disseminar a cultura empreendedora.
Renato Nunes acentuou também que “foram grandes as mudanças e as conquistas da Unifei, como a implantação do campus de Itabira, o aumento do índice de alunos que fazem mobilidade acadêmica, a dupla diplomação, o crescimento da incubadora de empresas e dos projetos especiais e projetos sócio-culturais”. Falou sobre o Natal no Campus “que proporciona a interação com a comunidade, trazendo os itajubenses e a população dos municípios vizinhos para dentro da universidade”. Enfatizou ainda a implantação do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, o projeto do Centro de Tecnologia de Helicópteros – CTH e as parcerias entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em que a Unifei foi a universidade federal escolhida para representar a região Sudeste também nesta parceria que trata da reformulação do ensino de engenharia.
Fonte: UNIFEI