Quem pode programar férias para períodos de baixa temporada encontra vantagens de preços, acomodações e locais turísticos mais vazios. Sem feriados emendados, o mês de setembro oferece boas opções para quem tira férias ou reserva um fim de semana de descanso — em destinos que vão de grandes metrópoles ao pé na areia.
Um levantamento da Booking.com mostra que destinos nas regiões Sudeste e Nordeste lideram a preferência dos turistas. A pesquisa mostra ainda que 75% deles gostam de viajar justamente neste período de baixa temporada. As cidades que lideram a lista são:
1) São Paulo (SP): a maior cidade brasileira é vibrante o ano todo e atrai turistas que curtem arte, cultura e boa gastronomia.
2) Rio de Janeiro (RJ): um dos destinos favoritos dos estrangeiros no Brasil, também é o queridinho nacional. Praias urbanas, belezas naturais, atrativos turísticos mundialmente famosos e uma energia vibrante — durante o dia ou à noite — estão entre os pontos altos da capital carioca.
3) Porto de Galinhas (PE): Com áreas de cidadezinha do interior, a cidade que fica a menos de uma hora da capital Recife tem atrativos para famílias com crianças e casais que buscam por descanso. Piscinas naturais de águas mornas, resorts com grande estrutura ou pousadas charmosas no centro fazem desse destino o terceiro preferido dos brasileiros em setembro.
4) João Pessoa (PB): Conhecida como Jampa, a capital paraibana tem um povo hospitaleiro, águas quentinhas, praias urbanas e muita beleza natural. A culinária típica litorânea também atrai quem gosta de comer frutos do mar frescos. Um destino tranquilo, para quem foge da badalação das grandes cidades.
5) Fortaleza (CE): Entre os agitos dos beach clubes e parques aquáticos, é possível encontrar opções tranquilas para quem busca descanso à beira do mar na capital cearense. Fortaleza, assim como a maioria das praias nordestinas, é um oásis para quem quer sol, mar e uns dias para reenergizar.
O destino favorito dos brasileiros para este mês, segundo a pesquisa, é Santiago — capital do Chile. Com um aumento de 74% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Também na América do Sul, a cidade litorânea de Punta del Este, no Uruguai, com 169% de aumento para o período.