Da próxima sexta-feira até domingo (20 a 22 de setembro), o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, traz a Itajubá a primeira edição do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. O evento, que também conta com o apoio do Sindicomércio de Itajubá, com atividades gratuitas para todas as idades, será realizado no Parque da Cidade (av. Dr. Jerson Dias, 175). O projeto estreou em Belo Horizonte e passará por mais três cidades mineiras no próximo ano.
O objetivo é promover apresentações artísticas de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivando trabalhos cênicos de rua e contribuindo para a formação do público. Em cada cidade, serão desenvolvidos cinco espetáculos e uma oficina, abertos a toda a população.
Para a gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuella Abdanur, o festival beneficia tanto artistas quanto cidadãos e cidadãs dos municípios contemplados, ao fomentar as artes cênicas por diversas regiões mineiras. “Por um lado, o TRUPI é uma oportunidade de circulação para esses grupos. Por outro, leva espetáculos realizados na rua em cidades que não possuem unidades físicas do Sesc em Minas, contribuindo para o acesso à cultura e para o desenvolvimento humano”, explica Manuella.
Além de Itajubá e Belo Horizonte, a primeira edição do festival contemplará, até maio de 2025, Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho. Em cada local, a programação inclui as mesmas cinco apresentações artísticas e uma oficina diferente.
Grupos
O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria livre realizada pela equipe de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando, Grupo Trampulim, Grupo de Dança 1º Ato e Grupo Mambembe Teatro de Rua.
Toda a estrutura de palco, sonorização, iluminação e demais materiais e serviços necessários às apresentações serão fornecidos pelo Sistema Fecomércio MG, com projeto desenvolvido especialmente para o festival.
Programação
Em Itajubá, a programação inclui:
“Mineiramente”, do Grupo Ponto de Partida, na sexta-feira (20/09), às 20h30;
“Matias e a Estrada Infinita do Tempo”, da Cia. Bando, no sábado (21/09), às 14h;
“Pratubatê”, do Grupo Trampulim, também no sábado (21/09), às 20h30;
“Passagem”, do Grupo de Dança 1º Ato, no domingo (22/09), às 10h;
“Contos da Carochinha – Tião da Tina”, do Grupo Mambembe Teatro de Rua, no domingo (22/09), às 11h.
Paralelamente aos espetáculos no espaço público, ocorre uma oficina formativa ministrada por um dos grupos participantes do festival em cada cidade. Em Itajubá, a atividade será conduzida pelo Grupo Ponto de Partida, intitulada “Gestão e Produção Cultural”, no sábado (21/09), das 9h às 13h, no Teatro Municipal Christiane Riêra (av. Dr. Jerson Dias, 500 – Estiva).
Realização
Com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Itajubá, a etapa do Trupi na cidade é uma realização do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas.
Sobre o projeto
O TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas é um projeto de circulação de grupos de circo, dança e teatro com realização de oficinas e apresentações em espaços abertos, públicos e de livre circulação de pessoas. A cada edição, grupos mineiros são selecionados pela Gerência de Cultura do Sesc em Minas para a itinerância por diferentes municípios do estado.
Mais informações estão disponíveis em: https://mais.sescmg.com.br/trupi.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.