Por orientação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a partir desta terça-feira (7), o prazo para entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nas unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) será de 15 dias corridos. O trabalhador terá, ainda, 60 dias para comparecer à unidade do Sine, a partir da data marcada para a entrega da carteira. Após esse prazo, os protocolos que se encontrarem pendentes terão seus registros cancelados e o trabalhador terá que refazer todo o processo.
A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), por meio das unidades de atendimento do Sine, cadastra trabalhadores maiores de 16 anos interessados em obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Para requerer a carteira, o interessado deve apresentar 02 fotos 3×4 recentes e com fundo branco; carteira de identidade (ou certidão de nascimento ou de casamento, original ou cópia autenticada); e certificado de reservista ou certidão de dispensa do serviço militar (para homens). Poderão ser levados também CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, que também podem constar na nova carteira. Os trabalhadores com mais de 18 anos devem apresentar, ainda, o extrato de PIS ou da Rais Caged.
As carteiras serão entregues na mesma unidade onde o trabalhador tiver sido atendido, mediante a apresentação do protocolo e documento de identidade. O atendimento deve ser agendado por meio do endereço www.sine.mg.gov.br ou pelo telefone de uma das unidades do Sine, também disponíveis no site. Aqueles que informarem número do celular receberão mensagem SMS lembrando local e horário marcados para o atendimento. Quando a carteira fica pronta e disponível para retirada, outra mensagem é enviada.
Fonte: Agência Minas