http://www.youtube.com/watch?v=vRwt_DEsQ5M&
Certa vez, falando sobre malformações congênitas, após concluir a parte física das malformações, prosseguindo nas malformações do caráter, da moral e da ética, alguém perguntou: “Seria o nascer uma forma de malformação?“.
Bem, se conforme algumas filosofias pregam, a vida tem um sentido de evoluir, isto leva a crer que deva haver um ponto em que o nascimento deixe de ser necessário; para uns, nirvana, para outros, vida eterna, corpo alma, corpos sutis, enfim, variações de um mesmo tema… Não seja esquecido e respeitado o pensar materialista dos que creem na procriação e perpetuação pela transmissão de seus genes, egoístas ou não… De qualquer modo, penso que o Monteiro Lobato explica isso melhor que eu:
– Sei dizer coisas engraçadas e até filosóficas. (…) Sabe o que é um filósofo, Visconde?
O Visconde sabia, mas fingiu não saber. A boneca explicou:
– É um bichinho sujinho, caspento, que diz coisas elevadas que os outros julgam que entendem e ficam de olho parado, pensando, pensando, Cada vez que digo uma coisa filosófica, o olho de Dona Benta fica parado e ela pensa, pensa…
– Ficam pensando o quê, Emília?
– Pensando que entenderam.
O Visconde enrugou a testinha e quedou-se uns instantes de olho parado, pensando, pensando. Aquela explicação era positivamente filosófica.
– E como sou filósofa – continuou Emília – quero que minhas Memórias comecem com a minha filosofia de vida.
– Cuidado, Marquesa! Mil sábios já tentaram explicar a vida e se estreparam.
– Pois eu não me estreparei. A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais.(…)
O Visconde ficou novamente pensativo, de olhos no teto.
Emília riu-se.
– Está vendo como é filosófica a minha idéia? O Senhor Visconde já está de olhos parados, erguidos para o forro.(…) A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca;pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.
– E depois que morre? – perguntou o Visconde.
– Depois que morre vira hipótese. É ou não é?
(Monteiro Lobato, trecho de “Memórias de Emília”, 1936).
De fato, existe tensão acentuada entre as percepções espiritualistas e materialistas em relação ao significado e abordagem das doenças e malformações na espécie humana. Como exemplo, as referências abaixo, ilustram de forma rica, a perspectiva da visão de pensadores espíritas em relação à ciência e às pesquisas com células tronco e de fertilização in vitro:
http://dialogandoeaprendendo.blogspot.com.br/2012/10/embrioes-congelados-x-celulas-tronco-um.html
http://humrep.oxfordjournals.org/content/19/2/328.full
http://www.folhaespirita.com.br/v2/node/208
http://www.ieja.org/portugues/Estudos/Artigos/p_celulastroncoedoutrinaespirita.htm
É fato inconteste a existência do deformado social, pobre, faminto, desgraçado em qualquer quesito em que o fator financeiro esteja envolvido, mas a principal questão atual diz respeito ao deformado ético. Pessoas que possuem patrimônios e poderes desproporcionais à sua estrutura de caráter e que não por maldade, mas por ignorância, usam sem o devido cuidado sua influência; como uma criança com uma arma em mãos…
Anakin Skywalker, personagem de George Lucas na saga guerra nas estrelas, é o protótipo deste indivíduo que representa literalmente o que o diretor definiu como o “lado escuro” da força. Curioso notar e fundamental lembrar a saudação dos personagens identificados com o “lado escuro”: “A força está conosco”, em detrimento daquele dos que representam o outro lado: “Que a força esteja com você”.
E você como cumprimenta os seus?