Você já percebeu o estado de ansiedade dominando a mente e causando muitas atuações contrárias àquelas que gostaríamos de manifestar?
Já terminaram uma conversa ou enviaram um e-mail com a sensação de que se deixou levar por pensamentos que não eram os seus ou que você estava agindo ao contrário do que pretendera demonstrar?
Pois eu, por algumas vezes, ao finalizar um assunto, percebia que poderia ter conduzido minhas atitudes e palavras de maneira melhor.
Percebo que, quando estou ansiosa, vários pensamentos negativos surgem na minha mente e, por consequência, acabo não aguardando a minha vez de falar, expressando-me com palavras e frases rápidas e em tons elevados. Nessas ocasiões, penso que a falta de organização dos pensamentos traz como consequência situações que poderiam ser evitadas e que causam muitos desgastes internos.
Tenho aprendido com o estudo da Logosofia a observar a mim mesma, tratando de me conhecer melhor. Ao conseguir identificar na minha mente pensamentos de impulsividade, impaciência, veemência, suscetibilidade, começo a compreender que sou capaz de os trocar por outros melhores, que corrijam a minha conduta. Mas essa troca não é algo fácil de realizar e requer conhecimentos novos como aqueles que tenho adquirido com meus estudos. “Deficiências e propensões do ser humano”, por exemplo, é um dos livros que me auxilia na identificação dos pensamentos negativos e traz orientações que me possibilitam superar esses estados mentais. Com esse conhecimento, venho instituindo e cultivando pensamentos positivos, como a paciência inteligente, a serenidade e o hábito da contenção.
Minha primeira percepção de superação desses pensamentos negativos ocorreu em uma reunião de trabalho, quando consegui levantar a mão diversas vezes, pedindo a oportunidade de falar e aguardar a vez de apresentar as minhas ideias. Ao apresentá-las, eis que o fiz de maneira organizada, afável, controlando as minhas palavras e emoções. Fiquei muito feliz comigo mesma nesse dia!
Nessa ocasião, e em outras que aconteceram depois, admito que não foi fácil ter a percepção de que precisava dominar um pensamento, porém, venho compreendendo que superar o estado de ansiedade me levará a fortalecer vínculos profissionais saudáveis, cultivar um ambiente ético e de colaboração com mais leveza no dia a dia e ser exemplo para outros profissionais que convivem comigo no trabalho.
O estudo do conhecimento de mim mesma proporcionado pela Logosofia tem trazido resultados que demonstram minha evolução não só no âmbito profissional, mas também como ser humano e como mãe. Tenho me sentido cada vez mais capaz de conduzir minhas atitudes e superar dificuldades, assim como de identificar e controlar pensamentos vacilantes e sentir felicidade por cada conquista obtida.
Um pensamento de Érika Figueiredo