Os Temperamentos
Continuando com os assuntos, *O que podemos encontrar em uma sala de aula*, vamos entender um pouco sobre temperamentos. O que pode facilitar para o professor, entender sobre Temperamentos. Numa sala de aula, quantos tipos teremos e quais tipos de temperamentos vamos deparar…
Após assistir várias palestras sobre Temperamentos, percebi que realmente devemos pesquisar e nos orientar sobre tão importante assunto.
Adaptação de Gilza Moura Pedrosa – Alfabetizadora e Pesquisadora sobre Alfabetização.
Os Temperamentos
Nós somos aquilo que pensamos e aquilo que sentimos, porém, no confronto com a vida todos nós temos um determinado comportamento característicos padrão. Esse comportamento é função de aspectos internos, externos, fisiológicos e funcionais dos nossos veículos. O ritmo de vida, o modo de andar, de falar. De se expressar e de agir, entre outros, caracterizam as pessoas.
O estudo dos Temperamentos é um poderoso meio para caracterizar cada um de nós, ou somos constantes e mudamos pouco ou muito, mas pôr si só não nos define totalmente.
Temperamento é a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida. A Psicologia define o temperamento como sendo *O conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo*.
Na realidade nós somos temperados pelo humor ou secreção das glândulas endócrinas ou de secreção interna, que é descarregado na corrente sanguínea influenciando diretamente na nossa índole, no nosso caráter e na nossa tempera, daí temperamentos.
Os temperamentos começam a se fixar a partir dos sete anos de idade e se cristalizam ao término do crescimento físico, ao redor de vinte anos de idade.
Os psicólogos modernos definem o temperamento apenas como traços do caráter e personalidade, ou como condição psicomáticas.
Os temperamentos são classificados em quatro tipos, cada um de nós tem em si os quatro temperamentos. Na maioria das pessoas se manifestam três tipos de temperamentos com a predominância de um dos três, e o quarto permanece oculto por ser posto ao predominante, ou antagônico.
No desenvolvimento das raças humanas só havia um temperamento, os quatro surgiram quando da catástrofe atlante, com o desvio da terra de 23 graus centígrados originando o compasso quartenário, as quatro estações do ano e os quatro temperamentos.
Na continuação deste artigo veremos estes quatro temperamentos…