Revelado em 1990 pelo Sinop, do Mato Grosso, foi contratado no mesmo ano pelo São Paulo, onde foi titular de 1997 até sua despedida em 2015.
Mais que um atleta, Rogerio Ceni construiu um personagem que representa aquele ídolo que existia no passado com característica em que se destaca a lealdade ao clube que serve.
Rogerio Ceni é atualmente o jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube na história do futebol mundial, foram 1237 jogos com a camisa do São Paulo, tendo superado o rei Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1.116 jogos.
Rogério Ceni possui inúmeros outros recordes expressivos, tal como o de maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial (com 131 gols até o momento), o jogador que mais vezes foi capitão de uma mesma equipe, e também o de jogador que mais venceu por um mesmo clube na história. Foram 25 anos de vida dedicada ao São Paulo, uma utopia na atualidade.
Infelizmente um tipo de ídolo que já foi extinta. A atual geração somente pôde conhecer este fenômeno através de Rogerio Ceni.
Tudo indica que a próxima geração terá dificuldades em acreditar que houve um jogador de futebol com essa trajetória e que se tornou um mito, e ficou na historia do futebol mundial.
Pelo menos essa é a minha opinião!