O vexame da seleção brasileira na copa do mundo em casa foi somente uma consequência de um declínio visto por todos e uma tragédia anunciada.
Depois da copa da vergonha, nenhum jogador brasileiro foi comprado por times do exterior.
Como o futebol brasileiro é feito pelo futebol dos estados, é natural que todos os estados estejam também tecnicamente em declínio, mas nenhum estado decaiu tanto quanto o Rio de Janeiro.
Atualmente, os ídolos ou jogadores em atividade no Rio de Janeiro que podem ser considerados de primeira linha são apenas Fred do Fluminense e o Jeferson do Botafogo. Triste situação para um estado que já foi à vitrine do futebol brasileiro e até mundial.
O Botafogo mantém um plantel de segunda divisão, contradizendo a tradição de possuir grandes ídolos.
O Flamengo mesmo com algumas contratações não consegue jogar um futebol nem mediano, e até agora está com apenas um ponto no campeonato.
O Vasco que é o atual campeão carioca mantém um plantel sofrível para sua torcida e também até agora não conseguiu vencer um jogo no brasileiro.
O Fluminense que embora tenha Fred como a estrela da companhia, não consegue se firmar e o resultado é a troca de técnico por três vezes em penas quatro meses de temporada.
Assim sendo, este ano não será igual aquele que passou, pois será ainda pior.
Da maneira que o nível do futebol do Rio de Janeiro está caindo desenfreadamente, será natural mais de um clube caindo para a segunda divisão.
Como o futebol carioca está em queda livre, acho melhor colocar em cada clube um “paraquedas” para que a queda mesmo que não pare, diminua de velocidade!
Pelo menos essa é a minha opinião!