O campeonato embora com um nível técnico que deixa a desejar, tem se tornado bastante emocionante do ponto de vista de competitividade, a ponto de apresentar três competições:
Sem levar em consideração as mínimas possibilidades matemáticas, estão disputando o título: Corinthians e Atlético-MG, disputando o G-4: Grêmio, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Atlético Paranaense, Santos e Internacional; e disputando a fuga do rebaixamento estão: Vasco, Joinville, Avaí, Curitiba, Figueirense, Goiás, Cruzeiro e Chapecoense. São 17 clubes com fortes possibilidades em cada competição para 20 clubes participantes.
Agora nada compara a arrancada do Flamengo que a um mês estava rondando a zona de rebaixamento. O resultado positivo de ontem foi a sexta vitória seguida, igualando um recorde histórico do clube carioca na competição nacional, onde nem no ultimo titulo de 2009 o Flamengo não conseguiu seis vitorias seguidas. Apenas em 1978, com Cláudio Coutinho, e em 1982, com Paulo César Carpegiani, o clube carioca conseguiu emplacar uma sequência de seis resultados positivos no Brasileirão.
Com tantas descidas e subidas, este campeonato mais parece um viaduto, onde uma hora você está em cima, outra hora você está em baixo.
Pelo menos essa é a minha opinião!