A repentina mudança do desempenho do Flamengo nas ultimas sete rodadas, coincide exatamente com a entrada do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Um time que amargava a lanterna do campeonato e com isto levantava uma grande expectativa das torcidas adversárias para um tão esperado rebaixamento para a segunda divisão.
Um time que tinha apenas uma vitória até a 11ª rodada, agora passou a seis vitorias em apenas sete rodadas;
Um time que não ganhava a doze anos do Vitoria no estádio do Barradão (desde 2008), e venceu ontem.
Uma defesa que levou 19 gols em onze rodadas, agora levou apenas três em sete rodadas;
No período do Vanderlei, o Flamengo obteve até agora o melhor desempenho com 86% de aproveitamento. Somente o Cruzeiro consegue aproximar com 78%.
Um time que venceu apenas uma vez durante as onze primeiras rodadas. Agora engrena cinco vitorias seguidas. A ultima sequencia igual a essa foi em 2007 quando Joel Santana assumiu o clube no 17º lugar (na zona de rebaixamento) levando-o ao terceiro lugar e a Libertadores da América.
No ultimo título do campeonato Brasileiro obtido pelo Flamengo em 2009, a essa altura do campeonato, o Flamengo estava em apenas 14ª lugar. Com uma sequencia de vitorias, deu uma arrancada que surpreendeu até aos mais otimistas rubro negros.
Com tantas mudanças assim, o Flamengo literalmente virou a pagina no campeonato Brasileiro, pois agora após tanto tempo ele aparece na primeira pagina de classificação.
No Flamengo existe uma energia enigmática que o saudoso escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues chamava de sobrenatural de Almeida.
Com todos esses números e fatos á favor, não estou aqui desejando fazer um terrorismo com as torcidas adversarias que estavam tão animadas com um possível rebaixamento, mas realmente acho que ainda não será desta vez.
Mas, se serve de consolo, também acredito que este ano não vai ser igual aquele que passou. Ou seja, esta arrancada não será suficiente para chegar a um possível título de campeão (como já aconteceu no passado). De qualquer forma, uma coisa é inquestionável: de vez em quando, uma energia diferente pinta no mais querido do Brasil.
Pelo menos essa é a minha opinião!