A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), juntamente com a Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidráulica (IAHR) realizou entre os dias 27 e 31 de outubro, em Foz do Iguaçu – PR, o 24° Simpósio Internacional de Máquinas Hidráulicas e Sistemas, um evento bianual, que voltou a ser realizado no Brasil após vinte anos.
O evento considerado o maior encontro técnico na área de tecnologias hidráulicas propiciou um ambiente para a discussão sobre diversos tópicos sobre máquinas e sistemas hidráulicos, incluindo tecnologias aplicáveis para o desenvolvimento sustentável, sistemas de bombeamento, métodos de teste para máquinas hidráulicas, cavitação e erosão em sistemas hidráulicos pressurizados.
De acordo com Afonso Henriques Moreira Santos, professor da Universidade Federal de Itajubá e presidente do Simpósio, o evento foi relevante para o setor porque reuniu não só pesquisadores, como também fabricantes e compradores. “Atualmente, o mercado de turbinas para PCHs no Brasil está aquecido”, comentou.
Para o também professor da Unifei e representante do Brasil no comitê executivo do IAHR, Geraldo Lúcio Tiago Filho, este evento veio consolidar o Brasil no cenário mundial, como um dos maiores construtores de hidrelétricas.
Durante a cerimônia de abertura o Diretor Geral do Brasil da Itaipu binacional, Jorge Samek, ressaltou a contribuição da Unifei para o setor nesses noventa e cinco anos. Segundo Samek, a Universidade tem sido um grande celeiro de pesquisadores e profissionais de alto nível para a engenharia nacional e mundial.
O Simpósio reuniu cerca de 140 trabalhos e contou com um público de mais de 300 inscritos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.
Fonte: UNIFEI