O assessor de Cooperação Institucional da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Necésio Gomes Costa, disse que a instituição está incentivando a participação do maior número possível de seus alunos no Programa Ciência Sem Fronteira, lançado pela presidente Dilma Rousseff, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é decorrência de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico.
O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
O Programa Ciência sem Fronteiras possui acordos e parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. Este espaço visa facilitar o acesso as informações sobre chamadas disponíveis e sobre os parceiros em cada um dos países de destino.
A inscrição no Programa vai até o final de abril e o edital está direcionado para a chamada graduação/sanduíche nos seguintes países: Canadá, Bélgica, Portugal, Austrália, Coréia do Sul, Espanha e Holanda. O assessor de Cooperação Institucional da UNIFEI salientou que os alunos ingressantes no programa terão a oportunidade de serem estudantes multiculturais, empreendedores e inovadores em função da experiência adquirida no exterior.
No próximo dia 23 de abril, a UNIFEI irá receber a visita da gestora do Ciência Sem Fronteira, Damísia Carla Cunha Lima, do CNPq, para uma apresentação detalhada sobre o programa a toda comunidade acadêmica. Mais detalhes do edital: www.unifei.edu.br/files/arquivos/aris/CSF_04_2012/EditalCienciaSemFronteiras.pdf
Fonte: UNIFEI