4º Batalhão de Engenharia de Combate
Endereço: Praça Duque de Caxias s/n
Bairro: Varginha
Propriedade: Patrimônio Público Federal
Criado em 1908 na reforma promovida pelo Marechal Hermes. Organizado em 25 de janeiro de 1910, em Rio Pardo-RS, transferido para General Câmara-RS, onde decorrido mais de 2 anos foi desativado.
Em 1918 no Governo Wenceslau Braz, foi reorganizado em Lorena-SP, no atual 5º BIL, para construir a ferrovia Piquet-Itajubá. O batalhão encontra-se em Itajubá desde 1921, e neste quartel desde 01 de abril de 1925. Durante a 2ª Guerra Mundial , enviou contingente a Fernando de Noronha, na defesa do ponto estratégico do litoral brasileiro contra os alemães. Enviou 55 pracinhas para comporem a FEB Força Expedicionária Brasileira na Itália. Em 09 fevereiro de 1994 o batalhão recebeu a denominação histórica de “Batalhão Pontoneiros da Mantiqueira”.
Em missão de paz, representado por 120 homens, o maior efetivo que saiu do Vale do Sapucaí e transpôs o Atlântico ,junto com demais membros das Nações Unidas, cooperando na reconstrução da Paz em Angola-Africa. Em território Angolano ,hasteou a bandeira de Itajubá, atestando a fibra do soldado a cumprir a todo custo a missão recebida.
Edificação térrea, com um complexo de pavilhões em telhados em quatro águas, asfaltamento interno , com paralelepípedo e um portão monumental de autoria do francês Eduardo Piquet. Sendo essas edificações constituídas de companhias, rancho , enfermaria e oficinas, sendo o andar de baixo térreo. Preserva-se toda sua estrutura original , desde sua criação em 1925 sendo construída sob responsabilidade da Companhia de Construção de Santos, que tocou toda sua obra de pavilhões. Em 1942/43 foi feita a construção do conjunto de Passadiços que une o Pavilhão principal as Companhias e ao Refeitório(rancho).
O forro é de lambril madeira , suas janelas de madeira em alvenaria, com vidros na parte superior. Seu telhado com sobre teto de ventilação de ar , sendo também em perfeitas condições sua alvenaria de seu madeiramento. Também ao fundo da unidade o complexo da enfermaria da unidade que se encontra em perfeito estado.