O Secretário de Informática, Sandro Juliano fala dos projetos
A partir de agora, os itajubenses podem contar com acesso gratuito à Internet de duas formas. A Prefeitura acaba de inaugurar, em parceria com o Governo Federal, o Telecentro Comunitário, um espaço junto à Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa onde as pessoas têm acesso a computadores ligados à Internet. Outra novidade é um projeto da atual administração, a Praça Digital, isto é, sinal aberto também gratuito na praça Theodomiro Santiago, possibilitando que qualquer cidadão, portando seu notebook, tenha acesso à Internet.
Na solenidade de inauguração, realizada na tarde da última segunda-feira, dia 22, o Prefeito Benedito Pereira dos Santos falou aos convidados e autoridades sobre a importância da inclusão digital. “Sabemos da importância da Internet e, por meio desses projetos, estaremos oferecendo meios de pesquisa, informação e lazer para nossos cidadãos”, disse em seu discurso. BPS adiantou ainda que este é o primeiro passo para a realização de um sonho, o de oferecer Internet gratuita a toda a população, através do projeto cidade digital.
Na inauguração, estiveram presentes o Reitor do Centro Universitário de Itajubá, Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior; o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, Prof. Guilherme Garnett; o Presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Itajubá, Heleno e Silva; além de representantes do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Polícia Militar e de convidados.
Telecentro
São 10 computadores conectados à Internet, em um espaço junto à Biblioteca Municipal, localizada à praça Theodomiro Santiago. As pessoas podem mandar e-mails, confeccionar currículos, imprimir documentos, enviar e receber e-mails, entre inúmeros outros serviços. Haverá monitores capacitados para dar orientações aos usuários.
Para a segurança da rede e também para garantir o objetivo do projeto, o de oferecer meios de informação e cultura aos usuários, algumas páginas são bloqueadas para o acesso. “Entendemos que alguns sites e alguns serviços que são comuns em LAN House´s não se aplicam a realidade de um Telecentro, como por exemplo jogos em rede e sites com conteúdo pornográfico. Por isso iremos bloquear”, explicou o Secretário Municipal de Informática, Sandro Juliano de Lima Sales.
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Elcio Ferreira da Silva, destacou que o Telecentro vem agregar meios de conhecimento à Biblioteca Municipal. “Teremos aqui um grande espaço de inclusão. Já contamos com o espaço em Braille e, a partir de agora, com o Telecentro, teremos mais um mecanismo de incluir nossos cidadãos, oferecendo educação, cultura e informação também através da informática”, disse Elcio, lembrando ainda que a biblioteca também está sendo informatizada.
Fonte: Conexão Itajubá / SECOM