Além de prejudicar a carreira, muitos acabam encarando o medo da entrevista em língua estrangeira, presente em quase todos os processos seletivos.
Segundo o estudo, apenas 33% dos profissionais do Brasil têm fluência e consegue se comunicar bem em inglês, o que põe o país atrás do México, Argentina e Chile. Para os especialistas em RH, a longo prazo, esta limitação pode prejudicar a carreira de quem busca um grande cargo em empresas.
Muitas delas fazem a entrevista em inglês, já pensando no futuro do profissional e em seu crescimento. O medo de decepcionar acaba fazendo com que os eles sintam medo de cometer erros e percam a vaga para candidatos mais comunicativos. Além disso, já comentamos aqui no blog sobre as melhores oportunidades de salários para quem domina outros idiomas. Os aumentos podem chegar a 128%.
A dica dos especialistas é saber se expressar e esquecer a timidez na hora das entrevistas. Outra dica valiosa é se comunicar em inglês em ambientes descontraídos. Cursos no exterior e um intercâmbio podem ajudar o jovem a se preparar para o mercado.
Mais do que isso, a vivência de uma nova cultura faz a diferença para seu currículo. Que tal começar a pesquisar sobre o assunto e ver as oportunidades que a AIESEC oferece para você?