Com o artigo “O voluntariado é essencial para uma vida de significado e resultados” em destaque no Conexão Itajubá, o Diretor da People Inglês e Informática,Alex Arcanjo, responde ao desafio lançado e fala sobre a importância do voluntariado.
O numero de voluntários no Brasil praticamente dobrou em uma década e para entender isso é preciso levar em conta que as pessoas estão vivendo a era da informação, de maneira que elas possuem uma grande facilidade para encontrar informações que outrora seriam muito difíceis de conseguir. “Nessa era da comunicação, as pessoas têm oportunidade de saber muito mais sobre as circunstâncias, o ambiente em que elas estão e sobre si mesmas”, comenta Alex Arcanjo.
Nesse cenário de mais conhecimento as pessoas começam a se perguntar sobre o porquê de elas estarem naquele ambiente, quais os seus propósitos e como elas podem contribuir significativamente nesse meio. Sendo assim, elas passam a buscar mais significado para suas vidas, algo maior que o sucesso financeiro e que nada mais é que alguma contribuição que só elas podem dar. Muitas vezes este propósito é descoberto quando a pessoa faz algo de livre e espontânea vontade, um trabalho voluntário.
No que diz respeito à propagação de ideias, as mídias sociais tem um papel muito importante, sendo usada por muitas pessoas para seu desenvolvimento. O voluntariado ainda melhora a qualidade e vida e aumenta a eficácia profissional.
Que o voluntariado melhora a qualidade de vida é natural de se pensar, já que ajuda a dar significado a ela. Pensando sobre a eficácia profissional, Alex Arcanjo explica que quando uma pessoa se sente feliz, quando ela encontra uma grande realização no trabalho que ela se propõe a fazer, ela consegue dar muito mais resultado que aquelas que o fazem apenas pelo dinheiro.
Quando a pessoa encontra um trabalho que converge com o seu propósito de vida, ela sequer precisa de supervisão. Essas pessoas chegam a ser até 30% mais eficazes que as outras. As empresas já sabem disso e costumam prezar por funcionários que fazem trabalho voluntário, sendo este um ponto para se selecionar um candidato à vaga de emprego.
Muitas vezes, no entanto, as pessoas veem o trabalho voluntario como um favor que elas estão fazendo e quando o trabalho dificulta, elas param. Para escolher bem o seu grupo de voluntários são necessárias perguntas: quais são seus sonhos e qual a causa pela qual você luta? Se os sonhos e a causa não convergirem com os propósitos da organização a qual se pretende pertencer, dificilmente esse relacionamento será duradouro.
A partir do momento que as pessoas começam a perceber essa realidade que existe dentro delas e a importância de se ter um propósito, a própria realidade do país pode mudar.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM