Na ausência de atividade física ocorre a falta de circulação, o aumento do colesterol. Os cardiologistas estão entre os profissionais que recomendam a atividade física, uma vez que, sem a circulação adequada uma série de nutrientes indispensáveis deixam de circular pelo corpo e assim cumprir seu papel adequadamente.
Sirlene dá como exemplo de atividade o movimento da panturrilha que ela considera o segundo coração. O simples movimento dos pés para cima e para baixo provoca o movimento da panturrilha e promove o bombeamento do sangue. “Faz movimentar o sangue com o oxigênio e trazendo de volta o gás carbônico para os pulmões”.
No caso de sedentarismo, substâncias nocivas circulam pelo organismo, entre elas o cortisol. A atividade física promove a eliminação destas substâncias e ativa as substancias benignas que o próprio organismo libera durante e após os exercícios.
Outra maneira de liberar as substancias benignas é a acupuntura, acrescenta a fisioterapeuta.
Com a vida moderna, acelerada e agitada as pessoas ficam sujeitas a uma série de doenças que vão do stress, ansiedade e até depressão. Sirlene lembra que estas situações sendo acumulativas, podem levar a riscos maiores. A ansiedade, exemplifica, que tem causas em diversos fatores do nosso dia a dia, pode levar a depressão que por sua vez, pode se agravar ao ponto de levar ao suicídio. A atividade física é um excelente remédio, por liberar as substancias boas. A acupuntura, por sua vez, pode agir mais diretamente no caso da ansiedade.
“Pessoas que não se sentiam bem indo ao trabalho em função do ambiente, a partir do tratamento com acupuntura passaram a se sentir bem e frequentar o mesmo ambiente sem problemas”, diz Sirlene.
O primeiro mês de atividade física é decisivo. Durante este mês, a atividade pode ser desagradável pela repetição dos exercícios e pela própria adaptação do corpo. Passado o mês, a pessoa começa a sentir os benefícios, sai da academia mais leve, tranquila, com menos ansiedade, começa a dormir melhor, com todos os órgãos funcionando melhor.
Existem várias opções de atividades físicas como musculação, dança lutas, hidroginástica, jump, treinamento funcional, todas excelentes para a saúde.
É preciso procurar alguma atividade que seja prazerosa, caso contrário pequenas coisas podem se tornar obstáculos para a continuação da atividade.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM