A ser realizado no dia 18 de outubro, o Mutirão da Defensoria Pública Pelo Direito a Ter Pai é uma ação extrajudicial, promovida pela Defensoria Pública, e que acontece na capital e em 27 cidades do interior, uma delas Itajubá. Cícero Dias, Coordenador da Defensoria Pública de Itajubá, explica que o objetivo é promover o reconhecimento voluntário da paternidade e, para isso, também serão realizados alguns exames de DNA gratuitamente.Questões como pensão, guarda e visitas também serão resolvidas neste evento.
A Defensoria Pública vai cadastrar até o dia 11 de outubro todos os interessados da Comarca de Itajubá ou para aqueles casos em que uma das partes resida em Itajubá, ainda sim, explica Cícero, não há qualquer empecilho para que outras pessoas sejam atendidas desde que haja disponibilidade para isso.
Os documentos necessários às mães interessadas são a Carteira de Identidade, CPF e a Certidão de Nascimento da criança no mínimo, além de um comprovante de residência. Para o indivíduo maior de idade que deseja ser reconhecido, não há necessidade de a mãe comparecer, mas o pai deve estar no evento para o reconhecimento. Neste caso os documentos também são a Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência.
Durante o cadastro para o evento são fornecidas as informações para convite das partes. Muitas vezes elas são estão de comum acordo, mas para os casos que isso não acontece, um ofício é criado, convidando o pai a comparecer no mutirão.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM