A Cemig alerta que estelionatários e pessoas de má-fé estão usando diferentes abordagens para aplicar golpes no Sul de Minas. Para evitar se tornar vítimas, os clientes devem ficar atentos e confirmar a legitimidade de eventuais cobranças por meio dos canais de atendimento oficiais da companhia.
As fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamentos falsos. Além disso, o roubo de celulares também está sendo frequentemente usado para roubo de dados e transferências pelos criminosos, segundo dados das autoridades. Dessa forma, a Cemig alerta para os golpes envolvendo as faturas de energia.
Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, indica os procedimentos para caso o cliente suspeite da origem e autenticidade da fatura de energia.
“Normalmente, os golpistas acionam pessoas que possuem um bom histórico de pagamento ou que já estejam com suas contas quitadas, pois assim terão maior chance de sucesso no golpe. Caso o cliente sinta que possa estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança, através dos meios oficiais de atendimento comercial. Caso seja uma busca na Internet, utilizar sempre o caminho www.cemig.com.br. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito. Caso o cliente não tenha tomado essas medidas de segurança, recomendamos o acionamento à Polícia Civil para emissão de Boletim de Ocorrência visando o mapeamento desse tipo de ação e eventual ressarcimento dos danos causados pelos criminosos”, orienta o gerente.
Confira as dicas da Serasa Premium para não cair em golpes:
No caso da Cemig D, os dados bancários são os seguintes:
A única empresa autorizada a realizar cobranças pela Cemig D é a CERCRED – SOLUÇÕES DE CONTACT CENTER E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA. Veja mais em: https://www.cemig.com.
Como fazer o pagamento da fatura de energia da Cemig
O melhor caminho é por meio de PIX. Para realizar o pagamento da conta de energia, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QRcode PIX com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QRCode está presente no campo “Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores” da conta ou ao lado do código de barras tradicional.
As segundas-vias das contas emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via PIX. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e sua fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda-via digital por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).
Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QRCode PIX, existe a opção “Copia-Cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular. Em todas as opções, antes de concluir o pagamento, confira os dados que aparecem no cadastro: deve aparecer o nome da Cemig como beneficiário, juntamente com o mesmo CNPJ impresso na fatura de energia.