Com a presença da vice-presidente do Conselho da Mulher, Ana Souza, a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto e Lazer debateu no dia 12 de março, no plenário da Câmara, as possíveis soluções para o déficit de 1.020 crianças que estão na lista de espera por uma vaga nas creches do município.
A comissão é presidida pelo vereador Rui Martins (PSL) e tem como membros os vereadores Joel Carlos de Almeida (PSDB) – relator; Ricardo Luiz de Mello (PR) – membro; José Maria Silva (PTB) – suplente.
Na reunião anterior da Comissão de Educação, a servidora da prefeitura Eliane Izidoro informou que a prefeitura dispõe de dez creches e mais três conveniadas que atendem a 860 crianças no município. Todas com vagas preenchidas.
Para o vereador Ricardo Mello, o município deveria tratar esse caso, como prioridade. Ter uma política pública direcionada especialmente para esse problema com uma ação eficaz e atender a demanda do município.
Joel Carlos de Almeida afirmou que é necessário buscar possíveis soluções para o déficit de vagas em creches do município. Na bancada, o vereador Joel e os membros da Comissão colocaram algumas ações que podem diminuir o déficit de vagas nas creches municipais:
-Fazer um levantamento do número de indústrias, fábricas que dispõem de creches para filhos de metalúrgicos e funcionários.
-Fazer um levantamento junto ao Movimento das Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos para saber o número exato de crianças que estão nas creches das fábricas.
-Fazer um levantamento dos valores repassados como subvenção às creches conveniadas.
-Fazer um levantamento de como funciona o Serviço Social das empresas e o horário de funcionamento das creches.
-Fazer um levantamento das creches em funcionamento do município para saber da possibilidade de ampliação do prédio e consequentemente do número de vagas.
-Fazer um levantamento para saber se há a possibilidade de ampliar o Auxílio-Creche do município para que mães possam migar com seus filhos, para creches conveniadas e abrir mais vagas nas creches da rede municipal.
De acordo com a vice-presidente do Conselho da Mulher, Ana Souza, está previsto no Orçamento do Município para 2013, a construção de mais duas creches, ainda sem local determinado.
Sobre as possíveis soluções levantadas para o déficit de crianças que estão na lista de espera por uma vaga nas creches da rede municipal, Ana Souza relatou sua experiência, quando desenvolveu um trabalho de parceria com as empresas: “Tive a oportunidade de trabalhar em sistema de parceria e convênio com a empresa AFL e tivemos ótimos resultados. As creches funcionavam com toda a estrutura para desenvolver uma boa alimentação e uma boa educação às nossas crianças”, afirmou.
Com a aprovação de todos os membros da bancada e a participação da vice-presidente do Conselho da Mulher, a Comissão decidiu reunir todos os segmentos, acima citados, envolvidos nas possíveis soluções para um dossiê completo e, posteriormente, apresentar em reunião ao secretário municipal de Educação, Erwin Rolf Madisson Junior.
Fonte: Câmara Muncipal de Itajubá