Autoridades e órgãos de imprensa participaram, no último dia 20, de uma reunião sobre o Sistema de Monitoramento de Enchentes, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
A partir de agora, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí será o porta-voz oficial em casos de previsão de cheias para as cidades de Itajubá, Piranguinho, Santa Rita e Pouso Alegre. É o que informa o presidente da entidade, Celem Mohallem. “O CBH Sapucaí está assumindo o papel de coordenar e repassar as informações referentes aos alertas gerados pelo Sistema de Monitoramento. Assumimos esta função, pois o Comitê é órgão gestor de toda a Bacia, que compreende 48 municípios”, explicou.
O Sistema é formado por 18 estações de coleta de dados de precipitação e nível dos rios, distribuídas ao longo de parte da Bacia, desde a divisa com o estado de São Paulo até Pouso Alegre, no rio Sapucaí e seus principais afluentes.
Os dados coletados por meio dessas estações permitem um melhor entendimento da Bacia e, nos momentos de eventos de cheias, possibilitam a elaboração de mapas, com algumas horas de antecedência, de áreas a serem atingidas pelas águas.
Vale destacar que o projeto recebeu aporte financeiro da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais e, como contrapartida, a Unifei, oferece toda a parte técnica formada pelos professores Alexandre Barbosa, Ana Paula Moni, Rodrigo de Paula Rodrigues, além de acadêmicos da área. “O sistema é online, as transmissões são de quatro em quatro horas. Se surgir algum problema, recebemos alerta por celular e podemos reduzir esse intervalo de atualização. Quando as chuvas são mais consistentes, todos ficamos de sobreaviso”, frisou professor Alexandre.
O CBH Sapucaí é sediado em Itajubá e fica no campus da Unifei, no Instituto de Recursos Naturais. Quando houver necessidade de alertar a população sobre chuvas, defesa civil, prefeituras, demais autoridades e órgãos de imprensa serão informados. É importante ressaltar que as rádios terão papel importante neste sentido, pois será, principalmente, por meio delas que os comunicados a população serão emitidos.
Mais informações sobre o Sistema de Monitoramento de Enchentes podem ser obtidas pelo site www.enchentes.unifei.edu.br ou na página eletrônica do próprio Comitê da Bacia do Sapucaí www.cbhsapucai.org.br .
Fonte: CBH Sapucaí