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Como administrar uma crise empresarial

Publicado por Dennis Olimpio em 03/11/2011
Nesses últimos anos constatei que muitos dos problemas existentes no âmbito da empresa decorrem da falta de diálogo entre os seus dirigentes.

Infelizmente em algum momento sócios, diretores ou gerentes perdem a comunicação entre si. Uma das consequências da perda do diálogo pode ser o surgimento de uma crise na empresa.

Num negócio os sócios juntamente com os colaboradores constituem a alma da empresa. Já a parte física da empresa incluindo tudo aquilo que ela detém e produz pode ser considerado como o seu corpo. Logo, se a alma da empresa não vai bem tudo isto será refletido na sua atividade.

Uma das primeiras medidas que o dirigente deve tomar diante do aparecimento de uma crise é identificar sua causa. A causa é a semente e sabemos que a semente possui todas as respostas. Tratar o efeito somente vai aliviar a dor, mas isto é temporário. É importante considerar que a causa pode estar em nós, que nós permitimos de alguma maneira que a situação chegasse naquele ponto.

Recomendo que o dirigente tenha uma sincera conversa com seus sócios e colaboradores, que reconheça o momento de dificuldade da empresa, e que até se arrependa publicamente pelos seus equívocos. Infelizmente em muitos casos eu vi o dirigente se trancar em sua sala acreditando que o isolamento o salvará. O que não é verdade.

Outra medida importante é o dirigente se cercar de pessoas com histórico na gestão de crises. Existem diversos profissionais especializados neste tipo de assunto, eles possuem experiência, portanto, sabem analisar e minimizar os efeitos de uma crise empresarial. Por estarem fora do problema possuem uma visão clara da situação e podem contribuir de um modo mais eficaz.

Oriento que o dirigente não tome nenhuma atitude reativa. Vou dar um exemplo: Tive um cliente que havia tomado dinheiro emprestado de um amigo a 5% de juros ao mês. Quando sua empresa entrou em crise este amigo o pressionou tanto que ele emitiu títulos frios no mercado para pagá-lo. No entanto, esta operação de títulos frios resultou em processos criminais, e ele ainda sofreu um pedido de falência por conta disto. Tudo porque ele foi reativo a cobrança do amigo. Ser reativo é agir conforme o comportamento do outro. Neste momento temos que ser proativos o que é completamente diferente.

Uma crise empresarial pode ser um momento único para fazer àquela faxina que já deveria ter sido feita há tempo. Então não perca a oportunidade e depois de muito refletir encerre todo tipo de relação que não esteja favorecendo a empresa. Não seja complacente. Lembre que provavelmente a complacência deva ter contribuído para que você chegasse a este ponto de crise.

Eu recomendo que você não aumente o tamanho do problema nem o dimínua, que seja realista, o que se torna muito difícil nesta hora, uma vez que pessoas emocionalmente abaladas não conseguem ter uma percepção adequada da realidade. Uma boa saída para este ponto é meditar. Está comprovado cientificamente que meditação é um meio eficaz para entrarmos em equilíbrio.

Também recomendo que você se aproxime da sua família. Você não sabe e não consegue enxergar no momento de crise, mas sua esposa talvez seja a única pessoa que realmente se importe com você nesta hora. Por isso, não lute contra ela, não transfira para ela as suas frustrações. Nesta hora amar e ser amado pode te salvar. Sobre os filhos, por favor, os deixe fora dos seus problemas, apenas deixe claro que o momento é de união e amor.

A Lei Brasileira possui uma série de regras que podem ajudar a empresa em crise, elenco algumas delas:

a) O empresário pode requerer em Juízo a Recuperação Judicial da empresa apresentando um plano de recuperação para seus credores;
b) Existe uma lei que permite que a empresa pague suas dívidas com 30% de entrada e mais 6 (seis) parcelas;
c) Se um contrato firmado pela empresa se tornar excessivamente oneroso a empresa pode pedir sua revisão em Juízo;
d) O Judiciário tem contribuído para que as empresas tenham condições de liquidar suas obrigações determinando a realização de audiências de conciliação.
e) As empresas costumam priorizar os acordos, uma vez que a disputa judicial é custosa e demorada.

Esperamos contribuir para aqueles que estejam passando por um período de dificuldade. A nossa intenção é alertar o leitor que existem diversos mecanismos para ajudá-lo a sair do estado de crise. Sair de uma crise é um exercício de humildade, vontade e bom senso. Tenho certeza que você aprenderá com este momento, e espero que daqui a alguns anos você esteja dando boas risadas deste período.

Um grande abraço a todos.

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