A realização da II Conferência Intermunicipal de Cultura, que acontecerá em Itajubá no próximo dia 17/10, das 8h às 17h, no Universitas, deverá reunir representantes dos 13 municípios que compõem o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas: Brazópolis, Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre e Wenceslau Braz.
Os municípios deverão atender as orientações do Ministério da Cultura para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção de políticas públicas de cultura com a participação e o controle da sociedade civil, envolvendo todos os entes federados. O objetivo do SNC é promover os desenvolvimentos humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais e amplo acesso a bens e serviços culturais.
“O sucesso da implementação deste Sistema depende do fortalecimento institucional da gestão cultural nos planos federal, estadual e municipal, além do fortalecimento dos gestores públicos de cultura. Por isso, a Conferência Intermunicipal, com a participação maciça da comunidade, tem papel importante na discussão da cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento locais”, destacou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro.
A Conferência abordará cinco eixos temáticos. São eles: a produção simbólica e a diversidade cultural, com foco na produção de arte e bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; cultura, cidade e cidadania, focando o município como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, além da garantia de direitos e acesso a bens culturais; cultura e desenvolvimento sustentável, com foco na importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; cultura e economia criativa, tendo esta como estratégia de desenvolvimento; e a gestão e institucionalidade da cultura, visando fortalecer a ação do Estado e a participação social no campo da cultura.
Na ocãsião da Conferência, serão escolhidos os delegados que representarão os municípios envolvidos na Conferência Estadual de Cultura e, posteriormente, na Conferência Nacional de Cultura.
Fonte: SECOM