A primeira edição do Festival Itajubense de Cultura e Arte (FICA) oferece uma programação cultural intensa para todos apreciadores de arte da região. Durante três dias, de 28 a 30 de outubro, o festival destaca quase 100 atrações entre shows musicais, peças de teatro, espetáculos de dança, exibição de filmes, exposições, performances, intervenções e oficinas temáticas. Os eventos serão realizados em diversos espaços culturais, praças, escolas e instituições de Itajubá.
De acordo com o professor Paulo Nunes, coordenador do projeto, a proposta do FICA é oferecer atividades culturais diversificadas para toda comunidade. “A realização se pauta na interdisciplinaridade e na garantia de acesso a diferentes públicos, pela variedade temática, estética e espacial das atrações. O FICA busca ainda atender a demanda local por atividades de cultura e lazer e promover a troca de experiências diversas, por meio de atividades educativas e intervenções artístico-culturais”, destaca.
O projeto busca a valorização dos talentos locais e traz para região artistas de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Na programação, peças teatrais de sucesso nacional e músicos importantes da música regional como Ivan Vilela e José Elder.
A programação inicia na sexta-feira (28), às 8h, com oficinas em escolas da rede pública por toda a cidade. A abertura oficial acontece às 18h, no Auditório da Elétrica seguida de uma vernissage da exposição de artes visuais do FICA no saguão da Biblioteca Mauá, no Campus da UNIFEI. O encerramento será no domingo (30), às 20h, no DA UNIFEI, com a peça “Brasileirinhos, uma história reinventada” da Cia de teatro Censura Livre.
A coordenação destaca ainda outros três eventos, todos no sábado (29): o cortejo com seis grupos de música e artes corporais às 15h (saída da Praça Wenceslau Braz), o espetáculo de dança Babel com a Cia Domínio Público às 20h no Centro de Convivência da Prefeitura Municipal (Antigo CCAA Party Hall) e o show no Palco do Sambódromo, com sete horas de diferentes estilos, incluindo o consagrado violeiro Ivan Vilela.
O acesso a toda programação do FICA é gratuito. Apenas as inscrições nas oficinas devem ser feitas mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Toda arrecadação será doada para instituições beneficentes da cidade.
“Queremos incluir o evento na agenda anual de Itajubá. E com apoio da Prefeitura, da UNIFEI, de voluntários e das empresas, nossa intenção é de ampliar o projeto em 2012. O FICA já está aprovado pela Lei Rouanet e podemos captar recursos por meio da renúncia fiscal de até R$ 300 mil”, destaca Paulo Cesar Nunes, coordenador geral do FICA.
A programação completa do Festival Itajubense de Cultura e Arte pode ser acessada no site: www.ficaitajuba.com.br .
O projeto tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itajubá, do Ministério da Educação, da Universidade Federal de Itajubá, patrocínio da Alstom, SIMMMEI, Arquet e apoio das seguintes instituições: FAPEPE, FUPAI, DA Unifei, Universidade Cultural, Casa Ananda, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Traço Leal, Instituto Mantiqueira de Música e Arte, Fundação Theodomiro Santiago, Unimed e do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas.
Fonte: UNIFEI