Um levantamento exclusivo realizado na plataforma 100 Open Startups, que conecta startups a grandes empresas, aponta que Minas Gerais possui 311 startups* ativas, das quais:
– 298 já fecharam contratos com grandes empresas
– Mais de 52,2% dos empreendedores têm entre 25 e 35 anos
– Para 63,9% dos empreendedores esta é a sua primeira startup lançada
– Cerca de 70% das startups estão concentradas em Belo Horizonte e 11% em Uberlândia
– 70% das startups foram fundadas entre 2015 e 2017
– 78% das empresas iniciantes têm entre 2 e 10 pessoas na equipe
Das startups mineiras que estão entre as 100 mais inovadoras do mercado, de acordo com o Ranking 100 Open Startups, e que fecharam contratos com grandes empresas, destacam-se: Newatt, SmartCompras, Opinion Box, Solides Tecnologia, Inngage, Comprovei, Horta Mágica, Waste Market, PickMeApp e Kornerz.
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios entre grandes empresas e startups, o movimento 100 Open Startups reunirá a partir da próxima terça-feira (31 de outubro), naArena Corporate-Startup Engagement 100 Open Startups, na FINIT 2017, mais de 200 startups – sendo 100 do Estado de Minas Gerais – e 100 grandes empresas .
A programação na Arena incluirá speed-dating entre empreendedores e executivos, sessões de pitches agendadas por meio do processo de matchmaking entre startups, empresas e investidores, mentorias, exposição de pôsteres e protótipos, além de palestras com temas vinculados aos desafios da sociedade e do mercado. Entre as grandes companhias, estarão presentes: Grupo Oncoclínicas, CEMIG Distribuição S.A., Accenture, Roche, Johnson&Johnson, Natura, Sascar e Softplan.
Na edição anterior, foram realizadas mais de 1.800 reuniões. A expectativa é superar esse volume, promovendo novas parcerias e negócios. Ao término do evento serão divulgadas as 10 startups que mais se destacaram nas rodadas de negócios.
As reuniões na Arena Corporate-Startup Engagement 100 Open Startups acontecerão nos dias 31/10 e 01/11, das 9h às 20h. A FINIT se estenderá até 05 de novembro, no ExpoMinas, em Belo Horizonte.
Fontes para entrevistas:
Bruno Rondani, CEO do movimento 100 Open Startups – para falar sobre a plataforma que conecta startups a grandes empresas
Valter Pieracciani, sócio da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas – para falar sobre os pontos de atenção que as startups e empresas devem ter ao iniciar uma parceria
Fonte: OLIVER PRESS