A professora das disciplinas de Saúde da Família I e II e de Medicina Comunitária Internato II da Faculdade de Medicina de Itajubá, Simone Paiva Leite, defendeu na Universidade Federal de Juiz de Fora a dissertação “Avaliação da estratégia Saúde da Família de municípios de médio porte de Minas Gerais: possibilidades e limites da utilização de dados secundários” que concedeu a ela o título de mestre em Saúde Coletiva.
A pesquisa foi realizada durante um ano, na qual foram avaliados dados encontrados no DATASUS (Sistema de Informação do ministério da Saúde) de todos os municípios de Minas Gerais com 50 a 100 mil habitantes com o propósito de avaliar a estratégia saúde da família. Os indicadores utilizados foram os do Pacto da Atenção Básica (determinado pelo Ministério da Saúde, checam como está a produção em saúde na atenção básica através de taxas de mortalidade materna, mortalidade infantil, porcentagem de hipertensos cadastrados, entre outros) e as Internações por Condições sensíveis à atenção ambulatorial (lista de patologias determinada pela Secretaria Estadual de Saúde de MG, cujas internações hospitalares deveriam ser reduzidas ou evitadas com a atuação PSF – Programa da Saúde da Família).
Segundo a Profª Simone, o modelo de estudo utilizado é um passo inicial na averiguação da atuação do PSF, no entanto são insuficientes para uma resposta final. “Os dados não dizem se o PSF alcança ou não os pacientes que internaram ou apresentaram o indicador negativo. Então, não sabemos ao certo se as pessoas receberam a atenção do PSF”.
“O que estamos propondo agora, aqui na FMIt , são trabalhos que comprovem realmente se as pessoas que estão sendo internadas ou atendidas no Pronto Socorro do HE recebem a assistência do PSF. É uma continuidade da pesquisa do mestrado, porém queremos comprovar em campo tais indicadores para que o resultado seja mais fiel. Iremos verificar com os próprios pacientes a utilização do PSF, assim poderemos observar a adequação do Programa do município de Itajubá inicialmente e talvez dos municípios vizinhos”, ressalta ela.
Ela finaliza dizendo que após a avaliação, os dados serão fornecidos para a Secretaria de Saúde de Itajubá com o intuito de oferecer subsídios para melhorar o serviço de saúde, o que poderá, conseqüentemente, reduzir o volume do atendimento no Pronto Socorro e nas Internações Hospitalares por causas evitáveis
Fonte: AISI