Parceria internacional reúne especialistas para desenvolver estratégias ecologicamente corretas para utlização dos recursos naturais.
Este mês, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) uniram forças para promover o debate Impactos Ambientais de Mineração e Uso da Água, uma iniciativa que reuniu autoridades do campo científico mineiro e contou com a participação de autoridades da Fundação Alemã de Pesquisa Científica – Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), uma instituição reconhecida internacionalmente por sua expertise no assunto. A reunião teve por objetivo iniciar a organização de um workshop voltado para empresas dos ramos de gestão das águas e de mineração.
O tema central do debate foi a redução dos impactos ambientais causados pelas atividades de mineração bem como a otimização da gestão dos recursos hídricos, linhas temáticas de extrema relevância para o estado de Minas Gerais, que tem trabalhado arduamente para incorporar à suas políticas projetos de desenvolvimento sustentável cada dia mais abrangentes. Pesquisadores de diversas intituições de ensino superior de Minas e da Alemanha estiveram presentes e expuseram suas linhas de pesquisa sobre o assunto e agregaram conhecimentos, traçando as primeiras diretrizes para planejamento do workshop.
O objetivo do evento previsto para acontecer em maio, será apresentar às empresas do ramo soluções e aplicações economicamente viáveis e eficientes, visando atribuir aos campos de mineração e uso das águas um perfil mais rentável e menos impactante ao meio ambiente.
Fonte: FAPEMIG