Para marcar o Dia Mundial de Controle da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Prefeitura de Itajubá, através do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma mobilização nas proximidades do Mercado Municipal, nesta sexta-feira, 23. Lá, um estande foi montado para orientar os itajubenses e visitantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
A equipe de profissionais de saúde está distribuindo panfletos informativos e esclarecendo dúvidas. O trabalho de orientação vem sendo realizado desde a segunda-feira, dia 19, com a entrega dos informativos em diversas instituições de Itajubá.
Mais informações pelo telefone (35) 3692.1775, ou na sede do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase da Prefeitura de Itajubá, à rua João Gomes de Lima, 132, São Vicente, próximo à Policlínica do Mercado.
Sobre a doença
Transmitida pelo bacilo de Koch, eliminado por pacientes não tratados e contaminados pela tuberculose, pode ser pega através da fala, espirro e tosse. Entre os sintomas que detectam a doença, está a tosse persistente por mais de 15 dias, como também a febre frequente, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O indivíduo que estiver com a doença pode recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) que disponibiliza o tratamento. Este, pode durar cerca de seis meses, e deve ser seguido sem interrupções.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a tuberculose é a terceira doença infecciosa que mais provoca mortes no Brasil. Apesar de existir tratamento, ainda faz 3 milhões de vítimas no mundo, todos os anos.
Fonte: Secom Itajubá