Por SECOM UNIFEI
No dia 06 de novembro, o artigo “Aplicação da simulação a eventos discretos integrada com conceitos enxutos para a implementação de melhorias em um hospital militar de campo”, apresentado por pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi premiado durante o XIX Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM 2019).
O artigo foi considerado o melhor da categoria de Pesquisa Operacional Aplicada na Área Militar no evento promovido pela Marinha do Brasil, entre os dias 06 e 08 de novembro, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, com o tema “A pesquisa operacional como ferramenta de governança em projetos estratégicos”. Composto por minicursos, painéis, palestras e sessões temáticas, o SPOLM 2019 recebeu 220 inscrições de artigos, dentre os quais houve apenas três vencedores em três categorias.
Os autores do artigo premiado são pesquisadores do Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio à Decisão (NEAAD) do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da UNIFEI. São eles: Carlos Henrique dos Santos, Gustavo Teodoro Gabriel e Afonso Teberga Campos, doutorandos em Engenharia de Produção, e os professores José Antonio de Queiroz e José Arnaldo Barra Montevechi.
Segundo o site do SPOLM, o evento gratuito integra a Academia, as Forças Armadas e a Indústria e fomenta a pesquisa e aplicação prática das áreas de conhecimento de Pesquisa Operacional e Logística, e outras áreas correlatas, no âmbito da Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Administração e Economia.
As fotos oficiais do SPOLM 2019 podem ser conferidas em: https://www.flickr.com/photos/
O artigo premiado
A Simulação a Eventos Discretos (SED) e o Lean em serviços de saúde auxiliam na qualidade e eficiência dos seus serviços. Diante disso, o objetivo do artigo foi utilizar a SED em conjunto com os princípios enxutos para analisar a estrutura de um hospital militar de campo e avaliar sua capacidade quanto ao atendimento de pacientes no caso de desastres ambientais. Para isso, o hospital militar de campo foi simulado no software FlexSim Healthcare® e, juntamente com o planejamento de experimentos (DoE), foram definidos os números ideais tanto de locais quanto de recursos.
A principal medida de saída foi o número total de pacientes completamente tratados em uma semana. Os resultados mostraram que, como está configurado atualmente, o hospital de campo não é capaz de lidar com a demanda, uma vez que apenas 20,6% dos pacientes (588 de 2855) foram completamente tratados. No entanto, após alterar as variáveis de decisão, a porcentagem de pacientes completamente tratados aumentou para 93,6% (2673 de 2855), o que significa um aumento de cerca de 355% na capacidade de atendimento. Para alcançar tal resultado, o número total de locais foi aumentado em 162% (de 90 para 236), enquanto o número total de recursos humanos diminuiu em 52% (de 63 para 30).
Outro objetivo do artigo foi avaliar e definir o número ideal de recursos e equipamentos necessários, bem como o layout mais adequado do hospital de campo. O escopo do projeto visa possibilitar o atendimento do maior número possível de pacientes sem que seus recursos estejam ociosos. Para isso, foi definido o escopo do objeto de estudo e aplicadas em conjunto as ferramentas de Lean Healthcare, SED e o Design de Experimentos (DoE) para a avaliação do cenário atual e das possíveis melhorias para futuros cenários.
Aplicação de simulação
Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM), o doutorando Carlos Henrique dos Santos explicou que esse trabalho nasceu de um desafio que uma equipe da UNIFEI participou no final de 2017 e início de 2018. Na ocasião, foi feita a aplicação de simulação em um hospital militar de campo, montado pelas forças armadas norte-americanas, sendo a equipe da Universidade premiada em segundo lugar no evento, frente a 29 equipes de diversos países.
“Nós tínhamos uma aplicação, mas faltava passar isso para um artigo, registrar de alguma forma essa aplicação, que teve um resultado bem interessante. Na época, tínhamos isso em mente, mas ainda não tínhamos a oportunidade para tal. Em 2019, o professor José Arnaldo foi convidado para participar do SPOLM, por representantes da Marinha, e uma das áreas era exatamente pesquisa operacional, na qual entra simulação de cunho militar. Então, da equipe original de 2017/2018, ficamos eu, o Afonso e o professor Queiroz, e contamos com mais dois integrantes neste ano, que são o Gustavo e o professor José Arnaldo”, explicou Carlos Henrique.
Ele lembrou também que alguns integrantes do grupo da UNIFEI que conquistou o segundo lugar do desafio de simulação em 2017/2018 FlexSim Healthcare, promovido pela Society for Health Systems (SHS), embora não estejam no artigo premiado, também fizeram parte desta conquista. Além de Carlos e de Afonso Teberga, a equipe foi composta, na época, pelo doutorando Alexandre Fonseca Torres e a mestranda Carollini Tumani, além do professor Queiroz. A matéria já veiculada sobre o evento citado pode ser conferida em: https://unifei.edu.br/blog/
Neste ano, a UNIFEI foi novamente premiada na competição FlexSim Healthcare, conquistando o primeiro lugar no desafio de 2018/2019, cujos detalhes podem ser conferidos em: https://unifei.edu.br/blog/
Sobre o NEAAD
O IEPG da UNIFEI vem adotando várias estratégias, principalmente no fortalecimento dos grupos de ensino e pesquisa. Fruto deste trabalho é a criação do Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio à Decisão (NEAAD), um grupo multidisciplinar com potencial para, tanto na graduação quanto na pós-graduação, atender às exigências do mercado, por meio da melhor preparação profissional dos alunos e do atendimento aos anseios da comunidade produtiva. Entre os temas de interesse estudados pelo grupo, citam-se projeto de experimentos, otimização e simulação. Suas linhas de pesquisa são Modelagem, Otimização e Controle.
Atualmente, este grupo está sob a coordenação do professor José Arnaldo Barra Montevechi e dele participam vários alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, além de professores do IEPG. O Núcleo é um dos mais de 100 laboratórios que a UNIFEI possui. Mais informações sobre ele podem ser obtidas pelo e-mail neaad@unifei.edu.br, pelo telefone (35) 3629-1683 e na página https://unifei.edu.br/iepg/
<foto_1> Carlos Henrique dos Santos, Gustavo Teodoro Gabriel, o Almirante de Esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro, o professor José Arnaldo Barra Montevechi e Afonso Teberga Campos durante o SPOLM 2019.
<foto_2> Os representantes da UNIFEI sendo cumprimentados pelo Almirante de Esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro no evento da Marinha do Brasil.
<foto_3> Os premiados no SPOLM 2019 junto a militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
<crédito das fotos 1 a 3> SPOLM 2019 – Marinha do Brasil.
<foto_4> Carlos Henrique, acima, junto a seus colegas no NEAAD.
<foto_5> Sob a coordenação do professor José Arnaldo Barra Montevechi, o NEAAD é composto por vários alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, além de docentes do IEPG da UNIFEI.
<crédito das fotos 6949 a 6956> SECOM – UNIFEI.