Hoje, dia 2 de julho se comemora o Dia Nacional do Bombeiro Militar. O Corpo de Bombeiros começou quando houve uma necessidade das antigas embarcações de alguém que combatesse os incêndios, já que elas eram todas de madeira. Diz a literatura que começaram a especializar os marinheiros durante as navegações e com isso houve um aprimoramento de técnica e, no dia 2 de julho de 1856, D. Pedro I criou o primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais o Corpo de Bombeiros começou em 31 de agosto de 1911, explica o Subtenente Reinaldo Evaristo, comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar. Naquela época eles não eram militares, mas sim pessoas capacitadas. Primeiro eles passaram por treinamento no Exército Francês e depois por técnicas do Exército Americano, mas ainda sim faziam parte da Força Civil. Um tempo depois houve a necessidade de militarizar o Corpo de Bombeiros e assim ele permanece até hoje.
O Corpo de Bombeiros com sede em Itajubá conta com 37 homens e atende a 14 municípios (200 mil habitantes).
As comemorações começaram no dia 26 de junho, quando foi aberta a porta do quartel para visitação principalmente das crianças, os maiores admiradores do Corpo de Bombeiros, e hoje se encerram com palestras nas escolas. Houve também palestras em comércio e empresas.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM