Tenente Elvis Rocha e a Dra. Eva Ribeiro, membros do Núcleo de Mediação de Conflitos e do Juizado de Conciliação, cuja sede é na 262 CIA, estiveram no Conexão Itajubá trazendo esclarecimentos sobre o trabalho realizado pelo núcleo.
O Núcleo de Mediação é uma parceria entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar, que tem o objetivo de resolver conflitos entre as pessoas. Trata-se da maneira mais fácil e rápida de resolver problemas de desacordo, no entanto questões criminais, trabalhistas não podem ser resolvidas no Núcleo de Mediação.
Problemas entre vizinhos, barulho, drogas, problemas familiares, maus tratos com idosos e muitas outras ocorrências podem ser resolvidas no Núcleo de Mediação.
Ten. Elvis explica que o trabalho do Núcleo impede que o problema evolua para alguma questão mais grave, ele afirma que 90% dos casos apresentados no núcleo são solucionados na audiência de conciliação.
Para ser atendida, uma das partes faz a denúncia da situação, em seguida é marcada uma audiência de conciliação. A outra parte (denunciada) é avisada através de uma notificação entregue pela polícia.
O acordo firmado na mediação, deve ser cumprido, pois o descumprimento ocasionará em uma acionamento judicial.
Qualquer cidadão pode fazer uso do Núcleo de Mediação.
As audiências ocorrem das 14h às 17h das terças-feiras na Rua Tabelião Thiago Santiago, na sede do setor Centro; às quintas-feiras, as audiências são no mesmo horário, porém na sede do setor Sul, que fica em frente a FACESM. A denúncia pode ser feita a qualquer horário.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM