É uma doença imunológica, que tem causa genética. Não é contagiosa. Aparece geralmente em duas fases da vida: jovens adultos em torno de 20 anos e em pessoas mais madura, acima dos 60.
Costuma aparecer depois de momentos de estresse e períodos de baixa imunidade (após infecções).
Exposição ao frio, uso de determinados medicamentos e ingestão alcoólica pioram o quadro.
Na psoríase ocorre um aumento das células inflamatórias e proliferação exagerada das células da pele, com uma renovação celular muito rápida, provocando lesões avermelhadas, grossas e descamativas. Trata-se de um ciclo ininterrupto, que só tem fim com o tratamento adequado.
Existem diversos tipos de psoríase, que diferenciam-se de acordo com a localização das lesões.
Alguns fatores podem contribuir para que um indivíduo apresente a psoríase, entre eles:
Ao primeiro sinal, é necessário se consultar com um dermatologista, que fará um exame físico analisando os aspectos da pele, unhas e couro cabeludo e verificando se os sintomas realmente representam psoríase.
O médico também pode levar em conta o histórico familiar do paciente, bem como pedir uma biópsia da pele afetada para confirmar o diagnóstico.
Existem diversos tipos de tratamento que ajudam a reduzir a inflamação e formação das placas, além de regular e normalizar a aparência da pele.
Após o diagnóstico, em casos leves da doença, o dermatologista pode indicar diferentes formas de tratamento: uso de medicação local (cremes e pomadas), hidratação da pele e exposição da pele ao Sol.
Já os pacientes que apresentam formas de psoríase mais graves frequentemente necessitam de medicamentos sistêmicos, de uso via oral, subcutâneo, intramuscular ou intravenoso. Eles também são indicados nos casos em que apenas com o tratamento tópico não se obteve o resultado esperado.
O estresse é um ativador comum da psoríase. Embora nem sempre seja possível evitar o estresse, ter consciência dele pode ajudar. Sendo assim, acupuntura, psicoterapia, atividades para relaxar, meditação, ioga, podem ajudar bastante no tratamento.
Cuidar da pele é mais que uma necessidade estética, é uma questão de saúde!